Os Principais Desafios das Pessoas com Deficiência em Adentrar o Mercado de Trabalho: Revisão Sistemática da Literatura / The Main Challenges of People with Disabilities in Entering into the Labor Market: Systematic Literature Review

Autores

  • Raimunda Alves de Brito UNINTA
  • Thércia Lucena Grangeiro Maranhão Faculdade de Medicina do ABC-FMABC

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2623

Palavras-chave:

Pessoa com deficiência. Mercado de trabalho. Inclusão

Resumo

O artigo tem como objetivo geral: compreender a dinâmica da inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho; e como objetivos específicos: refletir sobre as vagas disponibilizadas para PCD; compreender a importância da dinâmica de cotas; estudar o impacto da inserção das PCD no mercado de trabalho para a inclusão social. Trata-se de uma revisão sistemática de artigos publicados no período 2015 a 2020, foram selecionados 17 artigos que completam a temática referente aos desafios das pessoas com deficiência em adentrar no mercado de trabalho. Como resultado, foi constatado que apesar dos avanços referentes a participação da PcD no âmbito trabalhista, a inclusão ainda é uma realidade distante e desafiadora para muitas pessoas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raimunda Alves de Brito, UNINTA

1 Concludente do curso de MBA de Gestão de Pessoas do UNINTA. E-mail: [email protected];

Thércia Lucena Grangeiro Maranhão, Faculdade de Medicina do ABC-FMABC

2 Profª Orientadora. Docente do curso de Psicologia do UNINTA. Mestra em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC-FMABC (2017). E-mail: [email protected]

 



Referências

GALVÃO, Taís Freire; PEREIRA, Maurício Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Disponível em: . www.scielo.br› ress › 2237-9622-ress-23-01-00183. Acesso em: 04 maio 2020.

SCIELO, Scientific Electronic Library Online. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/ wiki/Scientific_Electronic_Library_Online. Acesso em: 27 de abril 2020.

BIREME / OPAS / OMS. Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde Guia da BVS 2011. Versão 19 São Paulo - Março 2011. Disponível em: http://red.bvsalud.org/modelo-bvs/pt/guia-da-bvs/. Acesso em: 27 de abr 2020.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso: em 27 de abril 2020.

CASTRO DE, Bianca Gomes da Silva Muylaert Monteiro; AMARAL, Shirlena Campos de Sousa; BORGES, Luís Felipe Câmara. A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: perspectivas sobre a exclusão produtiva. Disponível em: https://www.peri-odicos.capes.gov.br. Acesso em 30 de abr. 2020.

MAIA, Andréia maria de Carvalho; FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. trabalhador com deficiência na organização: um estudo sobre o treinamento e desenvolvimento e a adequação das condições de trabalho. Disponível em: SciELO.org. Acesso em 01 de maio de 2020.

MARTINS, Daniela Francescutti; FRAZ, Joeanne Neves. Acessibilidade, tecnologia assistiva e unidades de informação: articulações à realidade da inclusão. Disponível em : Scielo.org. Acesso em 01 de mai de 2020.

BEZERRA, Sérgio Sampaio. A sociabilidade do trabalhador com deficiência intelectual. Universidade Católica de Minas Gerais – PUC-MG. Disponível em: Scielo.org. Acesso em 01 de maio de 2020.

LORENZO, Suelen Moraes; SILVA, Nilson Rogério. Contratação de Pessoas Com deficiência nas empresas na perspectiva dos Profissionais de recursos - Relato de Pesquisa. Disponível em Scielo.org. Acesso em 01 de maio de 2020.

DUTRA, Fabiana Caetano Martins Silva et al. Oportunidades no mercado de trabalho: análise das vagas de emprego disponíveis para pessoas com deficiência. Disponível em Scielo.org. Acesso em: 01 de maio de 2020.

CARDOSO, Sueli Marinato Abreu; CASTRO, Carolina Lescura de Carvalho. CARVALHO, Caroline Araújo de. Hospitalidade: inclusão de profissionais com deficiência na hotelaria. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em 27 de abril de 2020.

SILVA, Margaret da Conceição; MIETRO, Gabriela Souza de; OLIVEIRA, Valéria marques de. Estudos recentes sobre inclusão laboral da Pessoa com deficiência intelectual revisão de literatura. Disponível em: Scielo.org. Acesso em: 01 de maio 2020.

SOUZA, Juliana Werneck; FERREIRA, Mário César; SOARES, Kelma Jaqueline. Panorama da Produção Brasileira sobre Inserção de Pessoas com Deficiência no Trabalho: Desafios à Efetiva Inclusão. Disponível em: https://bvsalud.org/. Acesso em 27 de abril de 2020.

SANTOS, Joelma Cristina; FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Sentidos do trabalho para pessoas com deficiência adquirida. Disponível em: https://bvsalud.org/. Acesso em 27 de abril de 2020.

TETTEA, Raissa Pedrosa Gomes et al. Percepção de desempenho de pessoas com deficiência e desenho do trabalho. Disponível em: https://bvsalud.org/. acesso em 02 de maio de 2020.

ALVES, Ana Paula Ribeiro; SILVA, Nilson Rogério da. O que as Pessoas com deficiência intelectual pensam sobre a sua participação no trabalho a partir de dois estudos de casos. Disponível em: 2020https://bvsalud.org/. Acesso em 27 de abril de 2020.

SILVA, Ana Cristina da; OLIVEIRA, Fátima Correa. Pessoas com deficiência no caminho da democracia participativa. Disponível em: https://bvsalud.org/. Avesso em 01 de maio de 2020.

HOTT, Daniela Francescutti Martins; FRAZ, Joeanne Neves. Acessibilidade, tecnologia e unidades de informação: articulações à realidade de Inclusão. Disponível em: SciELO.org. Acesso em 01 de maio de 2020.

SILVA, Alexandre Antonio Bruno da; LEITÃO, André Sturdart; DIAS, Eduardo Rocha. O Caminho da inclusão de Pessoas com deficiência no mercado de Trabalho: Onde estamos? Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em 01 de maio 2020.

CASTRO, et al. A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho: perspectivas sobre a exclusão produtiva. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em 02 de maio de 2020.

HAMMES, Isabel Cristina; NUERNBERG, Adriano Henrique. A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Contexto do Trabalho em Florianópolis: Relato de Experiência no Sistema Nacional de Emprego. Disponível em: Scielo.Org. Acesso em: 02 de maio de 2020.

BECKER, Kalinka Léia. Deficiência, Emprego e Salário no Mercado de Trabalho Brasileiro. Disponível em: Scielo.org. Acesso em 02 de maio de 2020.

DANTAS, Taísa Calda. Experiência de pessoas com deficiência no ensino superior: um olhar sobre a vivência de empoderamento e autoadvocacia. Disponível em: www.capes.gov.br. Acesso em 02 de maio de 2020.

SANTOS, Joelma Critina; FREITAS, Maria Nivalda de Carvalho. Sentido do Trabalho para Pessoas com Deficiência Adquirida. Disponível em: Scielo.org. Acesso em 02 de maio de 2020.

BEZERRA, Sérgio Sampaio. A Sociabilidade do Trabalhador com Deficiência Adquirida. Disponível em: Scielo.org. Acesso em 02 de maio de 2020.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão