As leis de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira e o Educador do Século XXI

Francizete Correia Amaro da Silva, Maria Paula Silvestre Campelo, Sidney Medeiros de Oliveira

Resumo


O presente artigo visa refletir acerca das Leis de diretrizes e Bases da Educação das décadas de 1960 e 1996, delineando a política educacional do século XXI para o educador. Desta forma, num primeiro momento, será explicitada uma breve fundamentação legal das referidas leis em suas respectivas décadas. Num segundo momento, será realizada uma análise comparativa das LDB´S de 1960 e 1996, e suas funções sociais, mostrando pontos importantes e as principais disposições legais que regulamentam o ensino. Por fim busca-se enfatizar a missão do educador diante dos paradigmas do século XII, enquanto sujeitos que estão frente ás novas exigências que regem o profissional da educação brasileira. Desta forma o presente estudo traz luz a importantes momentos da história da educação e do profissional que forma cidadãos humanizados, que preparam o aluno para o futuro, mas que enxergam sua importância no presente, nesse âmbito a LDB frisa o desenvolvimento potencial de ambos professores e alunos de modo continuo e sistemático.


Palavras-chave


LDB, educação para o século XXI, missão, professor

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v8i22.262

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