Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2608Palavras-chave:
Ensino superior, processos de desligamento, reintegração, desligamentoResumo
O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses.
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