Uma análise da evasão escolar a partir dos processos de desligamento dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Vale do São Francisco / An analysis of evasion process of dismissal from engineering courses at the Federal University of Vale do São Francisco

Autores

  • Fernanda Coelho de Figueiredo Soares Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Alves Pinheiro Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Ricardo Duarte Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2608

Palavras-chave:

Ensino superior, processos de desligamento, reintegração, desligamento

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de desligamento dos alunos de graduação dos cursos de Engenharia do campus Juazeiro-BA da Univasf entre os anos de 2012 e 2016. O estudo possui caráter descritivo, com procedimentos de levantamento documental junto à Secretaria de Registro e Controle Acadêmico. O procedimento é normatizado e possui critérios de desligamento. Contabilizou-se 1352 processos e 890 discentes envolvidos. O inciso VI da normativa correspondeu a 39% dos processos; o III a 31%, o II a 19% e o V a 8%. Dificuldade com a matéria, conciliar trabalho e estudo e dificuldades financeiras foram as justificativas mais citadas pelos discentes. 40% dos processos resultaram em desligamento e 25% resultaram na reintegração. O custo do aluno desligado foi calculado torno de 50 milhões de reais. Dos alunos que passaram pelos processos 2,94% formaram e 73,73% perderam o vínculo com a universidade. O tempo médio de duração dos processos ficou em torno de 6,94 meses.

 

Downloads

Biografia do Autor

Fernanda Coelho de Figueiredo Soares, Universidade Federal do Vale do São Francisco

1 Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Brasil. Engenheira Civil da Prefeitura Municipal de Petrolina , Brasil. Universidade Federal do Vale do São Francisco. fernandacoelhofs@gmail.com;

Francisco Alves Pinheiro, Universidade Federal do Vale do São Francisco

2 Universidade Federal do Vale do São Francisco francisco_alvesp@yahoo.com.br;

 

Francisco Ricardo Duarte, Universidade Federal do Vale do São Francisco

3 Universidade Federal do Vale do São Francisco francisco.duarte@univasf.edu.br.

Referências

ANDRES, Lesley; FINLAY, Finola. Student affairs: experiencing higher education. Library and Archives Canada Cataloguing in Publication. Canadá. 2004.

BISINOTO, Gustavo Domingos Sakr. Gestão da Permanência: um estudo sobre o perfil socioeconômico, permanência e evasão dos discentes do Curso de Bacharelado em Administração Pública da UAB/UNEMAT. 2016. 169f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública - PROFIAP) - Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho-RO, 2016.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 22 maio 2018.

BUENO, José Lino Oliveira. A evasão de alunos. Paidéia, FFCLRP – USP. Ribeirão Preto – SP, 1993.

LELIS, Maria Luiza Silva e Paiva. et al. Problema da calha: ensinando matemática através de situações-problema nos cursos de Engenharia. XXXIII Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Campina Grande-PB, 2005. 11p.

MARTINS, Roberto Antonio; MELLO, Carlos Henrique Pereira; TURRIONI, João Batista. Guia para Elaboração de Monografia e TCC em Engenharia de Produção. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2014.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Altos índices de desistência na graduação revelam fragilidade do ensino médio, avalia ministro. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32044-censo-da-educacao-superior>. Acesso em: 23 jul. 2018.

_______. Diplomação, retenção e evasão nos cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília: Andifes/Abruem/Sesu/MEC, 1997.

_______. Apuração do custo das Universidades Federais, e sua relação com os respectivos quantitativos de alunos. Brasília: Secretaria Executiva, 2018. (Nota Técnica MEC/SE Nº 4/2018).

NAÇÕES UNIDAS NO BRASIL. Reduções na renda familiar aumentam evasão escolar no Brasil, aponta Banco Mundial. 2018. Disponível em: <https://nacoesunidas.org/reducoes-na-renda-familiar-aumentam-evasao-escolar-no-brasil-aponta-banco-mundial/>. Acesso em: 30 jul. 2018.

OLIVEIRA, Vanderli Fava de; PINTO, Danilo Pereira. Educação em Engenharia como área do conhecimento. Anais do XXXIV COBENGE. Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo - RS , 2006. 12p.

PASSOS, Fabiana Gomes dos. et al. Análise dos índices de reprovações nas disciplinas cálculo i e geometria analítica nos cursos de engenharia da Univasf. XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE. 2007. 15p.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2ª Ed. Novo Hamburgo – RS: Feevale, 2013.

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012. 224p.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e. et al. A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n.132, p.641-649, 2007.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo e. A Evasão No Ensino Superior Brasileiro – Novos Dados. Instituto Lobo, 2017.

UNIVASF. Conselho Universitário. Resolução nº 05/2008. Petrolina-PE, 2008. 3p.

_______. Nossos cursos. 2016. Disponível em: <http://portais.univasf.edu.br/apresentacao-univasf/nossos-cursos>. Acesso em: 05 jul. 2018.

_______. A Univasf: seu perfil institucional e a natureza de suas atividades. 2017. Disponível em: <http://portais.univasf.edu.br/pdi/indice/a-univasf-seu-perfil-institucional-e-a-natureza-de-suas-atividades>. Acesso em: 07 set. 2018.

World Bank Group (2018). Rit and Hut? Income Shocks and School Dropouts in Latin America. Policy Research Working Paper 8344. Poverty and Equity Global Practice.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos