Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2602

Palavras-chave:

Gestalt-Terapia, Audiovisual Educativo, Professor, Consciência Corpo/Mente

Resumo

O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.

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Biografia do Autor

Josias Ricardo Hack, Universidade Federal de Santa Catarina

Josias Ricardo Hack (JR Hack) é doutor em Comunicação Social (UMESP, 2004), com estágio sênior em Psicologia (CPUP – Portugal, 2017) e pós-doutorado em Arts and Humanities (NTU – Inglaterra, 2012) e Comunicação e Arte (DeCA – Portugal, 2011). Psicoterapeuta com formação profissional especializada em Gestalt-Terapia, Hipnoterapia, Psicanálise e Neuropsicanálise (em andamento). Professor associado e pesquisador do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro colaborador do CPUP – Centro de Psicologia da Universidade do Porto. Membro Sênior da ONP – Ordem Nacional dos Psicanalistas. Membro da SPHM – Sociedade Portuguesa de Hipnose e Motivação. Linhas de investigação e áreas de interesse: Gestalt; Psique; Arte; Neuropsicanálise; processos hipnóticos; comunicação corporal; cognição, motivação e emoção; audiovisual; diálogo, afetividade e aprendizagem; literacia digital; cultura e significação.

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Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos