Metodologias Ativas no Contexto do Ensino Médico no Brasil / Active Methodologies in the Context of Medical Education in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2601Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em problemas, Educação de graduação em medicina, Educação em saúdeResumo
O crescente avanço do conhecimento científico e tecnológico vem transformado rapidamente o mundo, as formas como a aprendizagem é transmitida ao aluno vem se aperfeiçoando e diversas metodologias ativas de ensino foram acrescentadas ao arsenal do professor/tutor. Objetivo: averiguar e sintetizar o conhecimento das publicações científicas acerca do uso de metodologias ativas no curso de graduação de medicina no Brasil. Métodos: trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, realizada por meio de revisão integrativa (RI), desenvolvida em etapas sequenciais. Resultados: a região sudeste (n=6; 55,6%) apresenta a maior concentração de produção sobre a temática, representada pelo estado de São Paulo (n=4; 36,3%). Prevaleceram os estudos de cunho quantitativo (n=4; 44,6%), publicados no ano de 2013 (n=4; 36,3%). A ideia abordada foi agrupada em três composições: produções que retratavam aspectos concernentes à implantação/promoção da metodologia ativa, enquanto estratégia de gerenciamento da educação em cursos ou disciplinas específicas da medicina; publicações sobre a perspectiva de comparação entre a metodologia ativa e outras formas de metodologia do ensino; e estudos focados na paridade entre a metodologia ativa e as demandas da nova grade curricular estabelecida pelo Ministério da Educação para os cursos de medicina no Brasil. Conclusão: o modelo construtivista tem ganhado espaço na contemporaneidade e as metodologias ativas da aprendizagem, embora se apresentem de forma pontual em algumas escolas, é tendência para as escolas médicas brasileiras, exigência do Ministério da Educação e Cultura para todas as instituições de ensino médico no país.
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