Os Benefícios da Carboxiterapia no Tratamento da Adiposidade Abdominal: Uma Revisão Integrativa / The Benefits of Carboxitherapy in the Treatment of Abdominal Adiposity: An Integrative Review

Gabriela Ribeiro Bastos, Ana Paula Silva Nogueira

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar os benefícios da técnica da carboxiterapia no tratamento da adiposidade abdominal. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada através do levantamento nas bases de dados LILACS, SCIELO e BIREME. A busca das publicações sobre o assunto foi realizada por meio dos seguintes descritores: adiposidade abdominal, estética, carboxiterapia no período de 2015 a 2019. A etapa de análise dos dados envolveu a leitura e seleção criteriosa dos artigos para posterior discussão dos dados de interesse da revisão. Os resultados evidenciaram que a carboxiterapia é um método alternativo eficaz de combater perda de elasticidade da pele, redução de sombras, edema, hérnia de gordura sob a olhos, estrias, celulite e excesso de gordura corporal. Conclui-se que em comparação com outros métodos utilizados na dermatologia estética e na cosmetologia, a carboxiterapia oferece inúmeros benefícios no tratamento da adiposidade abdominal e está associada a um baixo risco de complicações e não limita todos os dias atividade profissional.

 



Palavras-chave


Adiposidade abdominal. Carboxiterapia. Estética

Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, D. Efeito da Carboxiteparia no Tratamento do Fibro edema Gelóide-Revisão de Literatura. Revista Saúde em Foco – Edição nº 10 – Ano: 2018.

BERTOLO, Lilian. Estética. 1ª Ed. São Paulo (SP): Martinari, 2015.

BORGES, F. S. Dermato - Funcional: Modalidades Terapêuticas nas Disfunções Estéticas. São Paulo: Phorte, 2016.

CRIPPA, V. Técnicas não invasivas para redução da lipodistrofia localizada: evidências atuais. Ênfase no tratamento com Criolipólise. Infarma: Ciências Farmacêuticas. 2016; 199-207.

FRANÇA P. Carboxiterapia: Entenda seu mecanismo, indicações e complicações. Estética com Ciência. 2016; 2(7): 32-34.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

GUIRRO, E. C. O; GUIRRO, R. Fisioterapia Dermato-funcional: FundamentosRecursos - Patologias. 3.ed. São Paulo: Manole, 2015.

KEDE, Maria Paulina Villarejo; SABOTOVICH, Oleg. Dermantologia Estética. 3ª ed. Atheneu, São Paulo, 2015.

KENNEDY J, et al. Non-invasive subcutaneous fat reduction: a review. JEADV. 2015; 29(9): 1679–1688.

LEE G.S.K. Quality survey on efficacy of carboxytherapy for localized lipolysis. J Cosmet Dermatol. 2016; 100:1-9.

MADRUGA, D.P; FERREIRA, P. Realização de procedimentos de carboxiterapia. Brasília, 2015.

PEREIRA, J.X; CAVALCANTE, Y; OLIVEIRA, R.W. The role of inflammation in adipocytolytic nonsurgical esthetic procedures for body contouring. Clin Cosmet Investigational Dermatol. 2017; 10: 57-66.

PIANEZ, L, et al. Effectiveness Of Carboxytherapy In The Treatment Of Cellulite In Healthy Women: A Pilot Study. Clinical, Cosmetic And Investigational Dermatology. Dove Medical Press Ltd, v. 9, p. 183 - 190, 2016.

REIS, C; TASSINARY, J. Avaliação temporal dos efeitos da carboxiterapia no tratamento da lipodistrofia localizada Temporal. Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES, Lajedo, 2016.

SCORZA, Flavia Acedo. Carboxiterapia: uma revisão. São Paulo, 2015.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2564

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2021 Gabriela Ribeiro Bastos, Ana Paula Silva Nogueira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 Internacional.

A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: