Atividade Física na Idade Adulta: Benefícios para Autoestima, Bem-Estar e Qualidade de Vida de um grupo de Pais de uma Escola Pública em Aurora – CE / Physical Activity in Adulthood: Benefits for Self-Esteem, Well-Being and Quality of Life of a group of Parents from a Public School in Aurora City, State of Ceará

Autores

  • Francisca Edvania Tavares Universidade Estadual do Ceará
  • Alaelton Francisco Nogueira do Nascimento Universidade Regional Do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2562

Palavras-chave:

Atividade física, Benefícios, Qualidade de vida

Resumo

A atividade física proporciona inúmeros benefícios entre eles a autoestima, o bem estar e até mesmo uma melhor qualidade de vida, tendo sido apresentada ultimamente como uma grande solução para muitos dos males de saúde que atingem as mais diversas camadas da população. Notadamente, por uma gama de pessoas levarem uma vida sedentária devido ao ritmo de vida na maioria das vezes estressante e, por adquirirem uma acomodação nas suas movimentações diárias, ocasionado pelo grande acesso às tecnologias (transporte, equipamentos informatizados e digitais, internet), que acaba facilitando o alcance de algo a ser buscado ou pretendido. O objetivo principal deste estudo foi analisar a importância e ao mesmo tempo oferecer a prática de atividades físicas regularmente para com o desenvolvimento de uma vida mais saudável e por consequência uma maior qualidade de vida entre os pais de uma escola pública estadual em Aurora-CE. Soma-se ao objetivo principal, se fazer presente novas práticas de atividades físicas e suas variações, reconhecendo sua importância para com o desenvolvimento de uma vida mais ativa. Além do que a escola oferece um espaço para a prática, assim como professores de educação física dispostos para este fim. Para tal, os motivos iniciais de adesão foram: saúde, lazer e qualidade de vida. Parece que a soma de necessidades torna a atividade física mais significativa, essencialmente no que concerne aos seus benefícios.

 


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Biografia do Autor

Francisca Edvania Tavares, Universidade Estadual do Ceará

1 Licenciatura Em Ciências Biológicas – Uepb – Universidade Estadual Da Paraíba; Bacharelado Em Enfermagem – Fsm – Faculdade Santa Maria; Licencianda Em Educação Física – Unisa –Universidade De Santo Amaro.  Especialização Em Metodologia Do Ensino Fundamental E Médio – Uva – Universidade Estadual Vale Do Acaraú. Especialização Em Biologia E Química – Urca – Universidade Regional Do Cariri. Especialização Em Gestão Da Educação Pública – Ufjf  – Universidade Federal De Juiz De Fora. Especialização Em Educação Física Na Educação Básica – Uece – Universidade Estadual Do Ceará. [email protected];

Alaelton Francisco Nogueira do Nascimento, Universidade Regional Do Cariri

Licenciatura E Bacharelado Em Educação Física – Urca – Universidade Regional Do Cariri. Especialização Em Psicopedagogia Clínica E Hospitalar – Fiavec – Faculdades Integradas De Várzea Grande. Especialização Em Educação Física Na Educação Básica – Uece.



 

 



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Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Relato de Experiência