Reflexões Acerca da Gravidez na Adolescência / Reflections On Pregnancy In Adolescence

Autores

  • Antonia Jussara Olinda Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • Agostinho Porfírio dos Santos Escola Técnica de Saúde
  • Rosely Leyliane dos Santos Universidade Regional do Cariri (URCA)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2554

Palavras-chave:

Adolescência, Gravidez, Promoção da saúde

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar reflexão acerca da gravidez na adolescência. Trata-se de um artigo de reflexão. Os resultados evidenciaram que a gravidez na adolescência tem implicações nas dimensões físicas e sociais tanto para a adolescente, sua família e seu feto. Com isso, surge a importância de se trabalhar a promoção da saúde, com os adolescentes, para promover saúde e qualidade de vida. Reconhece-se a importância da atuação da equipe multi e interdisciplinar de profissionais de saúde à promoção à saúde dos adolescentes. A reflexão apresentada permite considerar que há necessidade de discussões sobre a gravidez na adolescência, dada a complexidade de fatores que envolvem o tema. Destaca-se que há necessidade de desenvolvimento de novos estudos relacionado à temática para que possibilitem uma compreensão mais aprofundada sobre o assunto.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Jussara Olinda Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA)

1 Enfermeira. Graduada pela Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail: [email protected]. Juazeiro do Norte, Ceará, Brasil;

Agostinho Porfírio dos Santos, Escola Técnica de Saúde

2 Técnico em enfermagem. Escola Técnica de Saúde. E-mail: [email protected]. Barbalha, Ceará, Brasil;

Rosely Leyliane dos Santos, Universidade Regional do Cariri (URCA)

3 Enfermeira.  Mestre em enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). E-mail: [email protected]. Crato, Ceará, Brasil.


 

 

Referências

ALMEIDA, B. B. P. et al. Idade materna e resultados perinatais na gestação de alto risco. Revista Nursing, v. 21, n. 247, p. 2506-2512, 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes Nacionais para a Atenção Integral à Saúde de Adolescentes e Jovens na Promoção, Proteção e Recuperação da Saúde. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2010.

COIMBRA, W.S. et al. Preparo de acadêmicos de enfermagem para o cuidado a adolescentes grávidas. REME – Rev Min Enferm, v. 22, 2018.

ESTEVES I. et al. A importância da resiliência e de um suporte social efetivo na vivência da gravidez e maternidade precoces. Revista Portuguesa de Enfermagem de Saúde Mental, p. 9-16, 2018.

FERREIRA E.B. et al. Causas predisponentes à gestação entre adolescentes. Rev.pesq.cuid. fundam. Online. p.1571-1579, 2014.

GALVÃO, R.B.F. et al. Perigos da gravidez repetida durante a adolescência: um estudo de caso-controle. Rev. Bras. Ginecol. Obstet, v.40, n.8, p.,2018.

MICHEL, M.H. Metodologia e pesquisa cientifica em Ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

MOURA, L.N.B. et al. Multiparidade entre adolescentes e jovens e fatores de risco em Teresina. Adolescente Saude, v. 11, n. 3, p. 51-62, 2014.

PEREIRA, L.P.; LYZ, M.; ASSUNÇÃO, P.E.V. Diagnóstico da gestação na adolescência no sul de goiás. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 15, n. 2, p.800-811, 2017.

WHITAKER R. et al. Intervention Now to Eliminate Repeat Unintended Pregnancy in Teenagers (INTERUPT): a systematic review of intervention effectiveness and cost-effectiveness, and qualitative and realist synthesis of implementation factors and user engagement. Health Technol Assess, n. 20, v. 16, p.1-214, 2016.

TABORDA, J. A. et al. Consequências da gravidez na adolescência para as meninas considerando-se as diferenças socioeconômicas entre elas. Cad. saúde colet, p. 17, 2014.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Comment