Formação Continuada de Professores e o Ensino ante as novas tecnologias / Continuing Teacher Education and Teaching practice in the face of new Technologies

Autores

  • Maria Elisete Ribeiro Pinto Viana Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2542

Palavras-chave:

Formação continuada, Prática docente, Novas Tecnologias

Resumo

O presente estudo  objetivou uma discussão sobre as Formação Continuada de Professores e o Ensino ante as novas tecnologias. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Moran (2013), Maissiat (2014), Mercado (1999), Moreira (2003), Almeida (2000), Perrenoud (2000), Lévy (2005), Cortela (2016),  dentre outros. Os resultados nos levam a concluir que a prática docente deve incrementar a valorização das relações e os processos cognitivos no âmbito escolar, considerando docentes e discentes como sujeitos aprendizes.  Para isso, a formação continuada deve ser concebida como uma necessidade, podendo propiciar ao professor maior segurança para lidar com os diversos desafios inerentes a esse novo contexto educacional.

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Biografia do Autor

Maria Elisete Ribeiro Pinto Viana, Florida Christian University

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Graduação em Licenciatura em Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Docente na Escola Municipal 7 de Setembro. 

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2  Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

                                                               

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Publicado

2020-05-29

Edição

Seção

Artigos