Recursos Didáticos para alunos com Deficiência Visual: Uma análise das Pesquisas no Brasil / Teaching Resources for students with Visual Disabilities: An analysis of Research in Brazil

Autores

  • Priscila Giselli Silva Magalhães Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto Federal do Pará-IFPA
  • Layana Mayumi Murakami Kawakami Instituto Federal do Pará-IFPA-Pará

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2541

Palavras-chave:

recursos didáticos, deficiência visual, pesquisas no Brasil

Resumo

A visão é um canal importante entre o indivíduo e o mundo e sua ausência pode prejudicar o desenvolvimento pleno de habilidades e conhecimentos. Na educação, a pessoa com deficiência visual pode ter seu processo de aprendizagem facilitado por meio de recursos didáticos que buscam aprimorar as aulas. Devido à importância da visibilidade desses estudos, o presente artigo tem como objetivo identificar as pesquisas sobre recursos didáticos para alunos com deficiência visual no Brasil. A pesquisa foi bibliográfica, apresenta uma abordagem quantitativa na coleta e exposição dos dados e qualitativa em relação à análise das literaturas reunidas na discussão dos dezenove artigos selecionados. Concluiu-se que as pesquisas envolveram publicações de forma constante ao longo de quatorze anos, apresentando uma concentração de publicações na região sudeste. Também foi possível perceber a presença majoritária de pesquisas de campo e cunho qualitativo, reforçando a tradição da pesquisa em educação no Brasil.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Giselli Silva Magalhães, Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto Federal do Pará-IFPA

[1] Psicóloga, Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Docente do Instituto Federal do Pará-IFPA-Pará-Brasil. E-mail: priscila.magalhaes@ifpa.edu.br;

Layana Mayumi Murakami Kawakami, Instituto Federal do Pará-IFPA-Pará

[2] Graduanda do Curso de Pedagogia, Instituto Federal do Pará-IFPA-Pará-Brasil. E-mail: [email protected].

 



 

Referências

AMIRALIAN, M. L. T. Compreendendo o cego através do procedimento de desenhos-estórias: uma abordagem psicanalítica da influência de cegueira na organização da personalidade. São Paulo/SP: Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 1992.

AMIRALIAN, M. L. T. O psicólogo e a pessoa com deficiência. In: E. A. F. S. Masini, E. Becker, E. B. Pinto, L. A. Amaral, M. J. Kovács & M. L. T. M. Amiralian. Deficiência: alternativas de intervenção. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

ANDREGHETTI, E. et al. Inclusão social do deficiente visual: experiência e resultados de Assis. São Paulo: Arquivo Brasileiro de Oftalmologia, v. 72, n. 6, p. 776-782. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-2749200900060000

&lng=en&nrm=isso>. Acesso em: 08 fev. 2020.

BERETA, M. S.; VIANA, P. B. M. Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares. Revista Pós - Graduação: desafios contemporâneos, v.1, n. 1, jun/2014. Disponível em: <http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/revposgraduacao/article/view/621/368>. Acesso em: 05 fev. 2020.

BERSCH, R. Introdução à Tecnologia Assistiva. Disponível em: <https://www.assistiva.com.br/Introducao_Tecnologia_Assistiva.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.

BRASIL. Lei 13.146 de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília: 2015.

BRASIL. Lei nº. 10.172/2001, de 09 de janeiro de 2001. Dispõe sobre o Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2001.

BRUNO, M. M. G.; NASCIMENTO, R. A. L. Política de Acessibilidade: o que dizem as pessoas com deficiência visual. Educação & Realidade. Porto Alegre, v. 44, n. 1, e84848, 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362019000100206&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2020.

CAMARGO, E. P. Saberes docentes para a inclusão do aluno com deficiência visual em aulas de Física. 1ª ed. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

CERQUEIRA, J. B.; FERREIRA, M. A. Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant, Rio de Janeiro: 15. ed., abril de 2000.

CORREA, P. M.; MANZINI, E. J. Um estudo sobre as condições de acessibilidade em pré-escolas. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 18, n. 2, p. 213-230, junho de 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 22 fev. 2020.

FIORINI, M. L. S.; DELIBERATO, D.; MANZINI, E. J. Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: a Proposta Curricular do Estado de São Paulo. Motriz: revista de educação física, Rio Claro, v. 19, n. 1, p. 62-73, março de 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S198065742013000100007&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 mar. 2020.

FRANÇA, S; SIQUEIRA, M. Propostas didáticas no ensino de física para deficientes visuais: análise de trabalhos em periódicos e eventos nacionais (2000 -2018). Latin-American Journal of Physics Education, v. 13, n. 4, p. 3-8, 2019. Disponível em: http://www.lajpe.org/dec19/13 _4_03.pdf . Acesso em 23 abr 2020.

LAPLANE, A. L. F. de; BATISTA, C. G. Ver, não ver e aprender: a participação de crianças com baixa visão e cegueira na escola. Caderno CEDES, Campinas, v. 28, n. 75, p. 209-227, ago. de 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S0101-32622008000200005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 mar. 2020.

LIPPE, E. O.; ALVES, F. S.; CAMARGO, E. P. Análise do processo inclusivo em uma escola estadual no município de Bauru: a voz de um aluno com deficiência visual. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 81-94, ago. de 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172012000200081&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 05 mar. 2020.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: EPU. 2003.

MANZINI, E. J. Recursos pedagógicos, brinquedos e jogos para crianças com deficiência visual. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 11, n. 3, p. 461, dez. de 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382005000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 24 fev. 2020.

MASINI, E. A. F. S. Uma experiência de inclusão: providências, viabilização e resultados. Educar em Revista, Curitiba, n. 23, p. 29-43, jun. de 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602004000100004&lng=e n&nrm=iso>. Acesso em 24 fev. 2020.

MASCARO, C. A. A. C. Políticas e Práticas de Inclusão Escolar: Um Diálogo Necessário. Revista da Faculdade de Educação, 2013.

MONTILHA, R. C. Ietto et al. Utilização de recursos ópticos e equipamentos por escolares com deficiência visual. Arq. Bras. Oftalmol., São Paulo, v. 69, n. 2, p. 207-211, abril de 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27492006000200014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 mar. 2020.

NASCIMENTO, L. M. M.; BOCCHIGLIERI, A. Modelos didáticos no ensino de Vertebrados para estudantes com deficiência visual. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 25, n. 2, p.317-332, abril de 2019. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?scrip t=sci_arttext&pid=S1516-73132019000200317&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 mar. 2020.

NEPOMUCENO, T. A. R.; ZANDER, L. D. Uma análise dos recursos didáticos táteis adaptados ao ensino de ciências a alunos com deficiência visual inseridos no ensino fundamental. Benjamin Constant. 1 (58), p. 49-63, 2015.

NUNES, L. R. O. P.; BRAUN, P.; WALTER, C. C. F. Procedimentos e recursos de ensino para o aluno com deficiência: o que tem sido disseminado nos trabalhos do GT 15 da ANPED sobre estes temas?. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 17, n. spe1, p. 23-40, ago. de 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382011000400004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 04 mar. 2020.

OLIVA, D. V. Barreiras e recursos à aprendizagem e à participação de alunos em situação de inclusão. Psicologia USP, São Paulo, v. 27, n. 3, p. 492-502, 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-65642016000300492&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 05 mar. 2020.

OLIVEIRA, F. I. W.; BIZ, V. A.; FREIRE, M. Processo de inclusão de alunos deficientes visuais na rede regular de ensino: confecção e utilização de recursos didáticos adaptados. Núcleo de Ensino/PROGRAD– Faculdade de Filosofia e Ciências – UNESP – Campus de Marília, p. 445-454, 2003.

PASSOS, C. L. B. Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de Matemática. In: LORENZATO, S. (org.). Coleção Formação de professores, 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

PONTES, A. C. N.; FERNANDES, E. M. O uso de recursos didáticos adaptados na escolarização e inclusão de educandos cegos e de baixa visão. IV COLBEDUCA e II CIEE. 2018.

REILY, L. O ensino de artes visuais na escola no contexto da inclusão. Cadernos CEDES, Campinas, v. 30, n. 80, p. 84-102, abril de 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000100007&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 06 maio 2020.

ROCHA, S. J. M.; SILVA, E. P. Cegos e Aprendizagem de Genética em Sala de Aula: Percepções de Professores e Alunos. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 22, n.4, p.589-604, dez. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000400589&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 03 mar. 2020.

RUFINO, M. B. et al. Estratégias de ensino e recurso pedagógico nas aulas de Educação Física: uma revisão integrativa. Revista Científica Fagoc Multidisciplinar. v. 1, n. 2, 2016. Disponível em: https://revista.fagoc.br/index.php/multidisciplinar/article/view/112/219. Acesso em 02 Mai 2020.

SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Visual. Gráfica e Editora Cromos: Brasília, 2007.

SA, M. A.; BRUNO, M. M. G. Deficiência visual nas crianças indígenas em idade escolar das etnias Guarani e Kaiowá na região da Grande Dourados/MS: um estudo sobre a incidência e as necessidades específicas e educacionais especiais. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 18, n. 4, p. 629-646, dez. de 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382012000400007&lng =en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020.

SEKKEL, M. C.; ZANELATTO, R.; BRANDAO, S. B. Ambientes inclusivos na educação infantil: possibilidades e impedimentos. Psicol. estud., Maringá, v. 15, n.1, p.117-126, Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000100013&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mai 2020.

SILVA, L. V.; BEGO, A. M. Levantamento Bibliográfico sobre Educação Especial e Ensino de Ciências no Brasil. Revista brasileira de educação especial, v. 24, n. 3, p. 343-358, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-65382018000300343&script=sci_arttext&tlng=pt . Acesso em: 13 abril. 2020.

SILVA, M. R.; CAMARGO, E.P. O atendimento pedagógico especializado e o ensino de física: uma investigação acerca do processo de ensino e aprendizagem de uma aluna cega. Ensaio Pesquisa Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 20, e2894, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172018000100204&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 10 mar. 2020.

SILVA, T. S.; LANDIM, M. F. Tendências de pesquisas em ensino de ciências voltadas a alunos com deficiência visual. Scientia Plena, Aracaju, v. 10, n. 4, p. 1-12, 2014.

SILVA, L. D. S. et. al. Tendências das pesquisas em Educação Especial no Ensino de Ciências: o que o ENPEC e os periódicos nos indicam? In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Atas do IX ENPEC, Águas de Lindóia/SP, 2013.

SILVEIRA, K.A.; ENUMO, S.R.F.; ROSA, E.M. Concepções de professores sobre inclusão escolar e interações em ambiente inclusivo: uma revisão da literatura. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v.18, n.4, p.695-708, 2012.

SOUZA, C. M. L. et al. Formação de conceitos por crianças com necessidades especiais. Psicologia em estudo, Maringá, v. 15, n. 3, p. 457-466, set. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-73722010000300003&lng= en&nrm=iso>. Acesso em: 12 mar. 2020.

VIGINHESKI, L. V. M. et al. O sistema Braille e o ensino da Matemática para pessoas cegas. Ciência & educação (Bauru), Bauru, v. 20, n. 4, p. 903-916, dez. de 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132014000400009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mar. 2020.

VILARONGA, C. A. R.; CAIADO, K. R. M. Processos de escolarização de pessoas com deficiência visual. Revista brasileira de educação especial, Marília, v. 19, n. 1, p. 61-78, Mar. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000100005&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mar. 2020.

VILLELA, E. M. B. O papel do serviço-escola de psicologia no atendimento ao deficiente visual. Estudos de psicologia. (Campinas), Campinas, v. 25, n. 4, p. 535-545, dez. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2008000400008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 16 mar. 2020.

ULIANA, M. R.; MÓL, G. S. O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 30, n. 57, p. 145-162, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-29

Edição

Seção

Artigos