A Gestão de Pessoas como Modelo de Excelência para MPE Brasil Prêmio de Competitividade

Autores

  • Neidjane Vasques Monteiro Martins
  • José Leandro de Almeida Neto
  • Yáscara Socorro Rocha Cardoso

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i21.254

Palavras-chave:

, Gestão de Pessoas, Modelo de excelência, Competitividade

Resumo

Este artigo visa contextualizar a excelência da Gestão de pessoas como modelo para participar do MPE Brasil Prêmio de Competitividade no ciclo 2013, promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Movimento Brasil Competitivo (MBC), Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Gerdau, seguindo os critérios de avaliação no Modelo de Excelência da Gestão (MEG) da FNQ. O artigo mostra a Gestão de Pessoas como estratégia da empresa para melhores resultados na competitividade, com o objetivo de demonstrar a importância do desempenho em busca do Modelo de Excelência para Micro e Pequenas Empresas, fazendo o diferencial das organizações que buscam fortalecer sua marca e criar diretrizes para alcançar metas e desenvolver os talentos, seguindo os 11 Fundamentos da Excelência em Gestão. Para a realização deste trabalho, foi utilizada metodologia descritiva,bibliográfica, com pesquisa de campo, aplicado o questionário baseado no Modelo de Excelência da Gestão,em seis empresas na região. Com o resultado obtido concluiu-se que a gestão é peça fundamental para melhorias das estratégias, onde se identifica as fraquezas e ameaças, criando oportunidades para concorrer ao MPE Brasil Premio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas e que os administradores estão abertos a mudanças e inovações para melhorar as estratégias e se enquadrar dentro do perfil do modelo de excelência.

 

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Biografia do Autor

Neidjane Vasques Monteiro Martins

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

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Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

Artigo Original