Mãe Judia, 1964, em Sala de Aula / Jewish Mother, 1964, in Classroom

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2533

Palavras-chave:

Palavras-chave, Ensino de literatura. Mãe judia, 1964. Formação leitora.

Resumo

O presente trabalho corresponde a uma experiência de leitura com a obra Mãe Judia, 1964, de Moacyr Scliar, realizada em uma turma de 3° ano do Ensino Médio a partir do Método Recepcional.  O objetivo principal desse estudo é mostrar a importância do professor não apenas como mediador do texto literário, mas também como colaborador da formação leitora. Os questionamentos que motivaram o nosso trabalho foram: Qual a importância do professor enquanto mediador do texto literário? Que leitor queremos formar? É possível despertar o gosto pela leitura e contribuir com a formação leitora? Para embasar a dada pesquisa, utilizamos os pressupostos teóricos de Aguiar, Bordini (1988), que abordam o Método Recepcional, Cademartori (2009), Petit (2008), entre outros, que evidenciam o ensino de literatura numa perspectiva de formação leitora. Enfim, o referido estudo busca contribuir com o ensino de literatura no contexto escolar.  

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Luana Rolim Abrantes, Universidade Federal de Campina Grande-UFCG

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino da Universidade Federal de Campina Grande-UFCG.

José Edilson de Amorim, Universidade Federal de Campina Grande.

Professor associado da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com atuação na Unidade Acadêmica de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Linguagem em Linguagem e Ensino.

Referências

Referências

AGUIAR, Vera. Teixeira, BORDINE, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor. Porto Alegre: Mercado de Letras, 1988.

ALVES, José Hélder Pinheiro. O que ler? Por quê? A literatura e seu ensino. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita, Orgs. Leitura de literatura na escola. São Paulo, SP: Parábola, 2013.

CADEMARTORI, Ligia. O Professor e a Literatura: para pequenos, médios e grandes - Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2016.

FREITAS, Vera Aparecida de Lucas. Mediação: estratégia facilitadora da compreensão leitora. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris et al. Leitura e mediação pedagógica. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: LIMA, Luiz Costa (Org.). A literatura e o leitor. Textos da Estética da Recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

KEFALÁS, Eliana. Letras vivas: leitura literária e performance na formação do leitor. In: OLIVEIRA, Eliana Kefalás; MORAES, Giselly Lima de; Pepe, Cristiane Marcela (organizadoras). Leitura literária e mediação. Campinas, SP: edições e leitura crítica; ALB, 2014.

MORAES, Giselly, Lima de. Que leitor queremos formar? In: OLIVEIRA, Eliana Kefalás; MORAES, Giselly Lima de; PEPE, Marcela Cristiane, Orgs. Leitura literária e mediação. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2014.

NOGUEIRA, Erick Soares, “Encontrar nas palavras novas coisas de ver”: O texto literário na formação do leitor. In: OLIVEIRA, Eliana Kefalás; MORAES, Giselly Lima de; PEPE, Marcela Cristiane (Orgs.). Leitura literária e mediação. Campinas, SP: Edições Leitura Crítica, 2014.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução de Celina Olga de Souza. São Paulo: Ed. 34, 2008.

PINHEIRO, José Hélder. Ensino e pesquisa em literatura de cordel: a experiência do posle-ufcg. In: PINTO, Francisco Neto Pereira; MELO, Márcio Araújo de, Orgs. Panoramas Contemporâneos das Pesquisas em Ensino da Literatura. Campina Grande, PB: EDUFCG, 2016.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2018.

ROUXEL, Annie, Langla de Gércud, REZENDE, Neide Luzia de. Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

SCLIAR, Moacyr. Mãe judia, 1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2020-07-30

Edição

Seção

Artigos