A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy

Aretha Belize Mendes da Silva, Andréa Alessandra da Rocha Lédo

Resumo


O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio  e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.

Palavras-chave


Psicopedagogia, Reggio Emilia; escuta; intervenções; aprendiz.

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2532

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