A Abordagem Reggio Emilia e suas Contribuições para a Psicopedagogia Clínica / The Reggio Emilia Approach and its Contributions to Clinical Psychopedagogy
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2532Palavras-chave:
Psicopedagogia, Reggio Emilia, escuta, intervenções, aprendiz.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão teórica e exploratória sobre como a abordagem Reggio Emillia, presente nas escolas da Itália, pode trazer impactos positivos na prática dos psicopedagogos durante a fase das intervenções clinícas. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica para reunir informações sobre a psicopedagogia e sua atuação assim como o surgimento de Reggio e sua ascensão como a melhor educação infantil do mundo. Constatou-se através dos dados obtidos, que a pedagogia da escuta utilizada por Reggio desenvolve a motivação, intermedia relações interpessoais e estimula o prazer em aprender nos cérebros aprendentes. Concluiu-se que essa abordagem surge para preencher lacunas deixadas pelas antigas teorias psicopedagógicas, pois contempla a necessidade de cada indivíduo, personalizando o ensino e respeitando a diversidade de valores, culturas e opiniões.Downloads
Referências
ACAMPORA, Bianca. Psicopedagogia Hospitalar: diagnóstico e intervenção. Rio
de Janeiro, Wak, 2015. BOSSA, Nádia A. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. RS, Artmed,2007.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
CONTI, Carolina - Reggio Emilia – Uma escola feita no pós-guerra 2018 // Abordagens, Educação para Paz –Ano VIII – nº18, jul.2015. Disponível em: < http://educacaoparapaz.com.br/reggio-emilia-uma-escola-feita-no-pos-guerra/> Acesso em: 05 jun. 2019.
DEWEY, Jhon. The child and the curriculum and the school and society. USA: The University of Chicago Press, 1956.158 p.Foudazione Reggion Children – [SI] [2019?] – Disponível em: <https://reggiochildrenfoundation.org/607-2/story/loris-malaguzzi/?lang=en>Acesso em: 10 Jun. 2019.
NASCIMENTO. Fernanda Domingas. O Papel do Psicopedagogo na Instituição Escolar. Psicologado - 2013 - Disponível em: <https://psicologado.com.br/atuacao/psicologia-escolar/o-papel-do-psicopedagogo-na-instituicao-escolar>Acesso em: 15 maio 2019.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007
PAZ. Linda Ellen da Silva - Atuação e intervenção psicopedagógica - Disponível em: <http://fals.com.br/revela/ed18/linda_paz.pdf> /Ano VIII - Nº XVIII- JUL/ 2015 - ISSN 1982-646X - Acesso em:15 maio 2019.
PAIN, Sara. Diagnóstico e tratamento dos problemas de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
PAULO. Elizete da Silva. Conhecendo a História da psicopedagogia no Brasil. 2014. Disponível em: <https://www.webartigos.com/artigos/conhecendo-a-historia-da-psicopedagogia-no-brasil/125199/>Acesso em: 06 maio 2019.
RODRIGUES – Vânia - O lúdico na psicopedagogia: os jogos como fator de desenvolvimento infantil - 2016. Disponível em: <https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/2643/1/VRS24112016.pdf/2015>Acesso em: 04 jun. 2019.
SOUZA. G.; MENDES. P. – A importância do jogo no atendimento psicopedagógico - 2012 Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 10, n. 2, p. 409-414 ago./dez. 2012 - Disponível em:<https://docplayer.com.br/41548550-A-importancia-do-jogo-no-atendimento-psicopedagogico.html>Acesso em: 05 Jun. 2019.
Trajetória histórica da psicopedagogia no Brasil – [SI] – [2019?] -Disponível em:<https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/esporte/trajetoria-historica-da-a-no-brasil/45599>Acesso em: 15 maio 2019
VISCA, Jorge. Clinica psicopedagogica: epistemologia convergente. Porto alegre: Artes Medicas, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.