A Importância da Propaganda Médica para o sucesso da Indústria Farmacêutica e a Diferença que o Propagandista faz para a Classe Médica e seus Pacientes / The Importance of Medical Advertising for the Success of the Pharmaceutical Industry and the Difference that the Advertising Agent makes for the Medical Class and its Patients

Autores

  • Bruno Lima e Santos Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
  • Thais Angela Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
  • Hesler Piedade Caffé Filho Faculdade São Francisco de Juazeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2500

Palavras-chave:

Propaganda Médica, Propagandista, Indústria Farmacêutica, Visitação Médica, Segmento Farmacêutico

Resumo

O referido estudo tem por objetivo, destacar a importância da propaganda médica para o sucesso da indústria farmacêutica, e a diferença que o propagandista faz para a classe médica e seus pacientes. Por ser uma das indústrias mais rentáveis e lucrativas do mundo contemporâneo, as companhias farmacêuticas também sofrem com a alta competitividade, o que leva a busca incessante de profissionais cada vez mais qualificados e assertivos na busca de resultados em curto prazo. A temática justifica-se em razão da importância estratégica dos propagandistas de medicamentos para a indústria farmacêutica, sendo uma das indústrias que mais investem em pesquisa na atualidade, e contribuem para promoção da saúde e qualidade de vida da população. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com delineamento descritivo-exploratório, cujo embasamento se dá através de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo através dos artigos pesquisados. Os resultados demonstram que a Indústria Farmacêutica utiliza-se do propagandista médico como principal ferramenta de propaganda e estratégia de vendas, assim este profissional necessita de capacitação contínua e deve estar pronto para aceitar e superar os desafios impostos pela concorrência no segmento farmacêutico. Através da visitação a classe médica e farmácias, o propagandista consegue construir uma ponte entre a Indústria Farmacêutica e o paciente, promovendo saúde e bem-estar. Dessa forma, pode-se notar o importante papel desempenhado pelo propagandista e a relevância que este profissional tem para a indústria farmacêutica, para a classe médica e para a população em geral.

 

Downloads

Biografia do Autor

Bruno Lima e Santos, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

1 Graduado em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Pós-Graduando em Gestão Comercial e Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, atualmente Propagandista Médico na Hypera Farma. limaebruno@uol.com.br

Thais Angela Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

2 Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Pós-Graduanda em Gestão Comercial e Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, atualmente Propagandista Médico na Eurofarma. thais.angela1985@gmail.com

Hesler Piedade Caffé Filho, Faculdade São Francisco de Juazeiro

3 Graduado em Administração pela Estácio de Sá, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Esc. Eng. Eletromecânica da Bahia – EMBA, Pós-Graduado em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Atualmente, Administrador e Docente da Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e Docente Carreira Superior da FASJ – Faculdade São Francisco de Juazeiro. hesler.caffe@univasf.edu.br


 

 

Referências

ABIFARMA – Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica. Disponível em: http://www.abifarma.com.br/ Acesso em março de 2020.

AGUIAR, C. Propagandista: a estratégia no cotidiano. Revista Up Pharma, nº160 – Ano 39 – Mai/Jun – 2016.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Política vigente para a regulamentação de medicamentos no Brasil. 2004. Disponível em: www.anvisa.gov.br/medicamentos/manua_politica_medicamentos.pdf. Acesso em: 26/03/2020.

BRASIL. Lei nº 6.224, de 14 de julho de 1975. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6224-14-julho-1975-357699-publicacaooriginal-1pl.html. Acesso em 21 de mar 2020.

BREGANTIN, D. Treinamento deve Desenvolver a Comunicação Participativa do Representante com o Médico. Revista de Marketing Farmacêutico, São Paulo: [s.n], p.44, jun./jul. de 2002.

CESAR, T. Marketing de relacionamento e a indústria farmacêutica. Salvador: UNIFACS, 2005. p. 01-10.

DAS, A. Pharmaceutical industry and the market: the case of Prozac adv other Antidepressants. Asian Journal of Psychiatry 4 (2011) 14-18.

FASSOLD, R.W. & GOWDEY, C.W. Estratégias mercadológicas da indústria farmacêutica e o consumo de medicamentos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101983000500003

FORTES, C. Integração e treinamento do novo propagandista médico. UniRitter Laureate International Universites – Curso de Pós-Graduação em Negócios (MBA em Gestão de Pessoas), 2017.

IMS Institute for Healthcare Informatics. The Global Use of Medicines: Outlook through 2015. May 2011.

KAPPE, E. R. The Effectiveness of Pharmaceutical Marketing. Erasmus University Rotterdam, 2011.

KESIC. D. Strategic analysis of the world pharmaceutical industry Management, 1.v. 14. P 59-76, 2009.

KOTLER, P. Administração de marketing. Tradução: Ailton Brandão. São Paulo: Atlas 1998.

__________, Philip; SIMON, F. A construção de Biomarcas: levando a biotecnologia aos mercados globais. Porto Alegre: Bookman, 2004.

KREMER, S. T. M; BIJMOLT, T. H. A; LEEFLANG, S. H. P.; WIERINGA, J. E. Generalizations of the effectiveness of pharmaceutical promotional expenditures – Intern. J. of Research in Marketing 25, 234-246, 2008.

MUSSOLINI, N. O Marketing na prática. Revista Uppharma -Ano 32, no. 120 – São Paulo, 2010. p. 08. Disponível em: http://www.dpm.srv.br/revista/120/120.pdf. Acesso em: 06 de Abril de 2020.

NASCIMENTO, A. C. Avaliação da propaganda Farmacêutica e do relacionamento do propagandista junto à classe médica. Rio Grande do Sul: UFSM, 2008. P.50-130.

NETZ, C. Idéias e soluções para você brilhar na gestão dos negócios. Exame, 15 de julho de 2001. p. 118-119.

NEVES. C; PEREIRA, F. Gestão de Emoções: Coaching no âmbito da gestão organizacional. I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação “Investigar e Intervir para Mudar Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo,” Oliveira de Azeméis 6, 7 de julho de 2012.

ROCHA, R. R. V. da. Elaboração e aplicação de um modelo de gestão do conhecimento adaptado para o departamento comercial de uma indústria farmacêutica. Porto Alegre. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SILVA, J.V.; LOVATO JUNIOR, V. O perfil do propagandista farmacêutico no Brasil. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. São Paulo, v.18, n. 3, p. 165-168, nov. 2016. ISSN 1984-4840. Dispoinível em: http://revistas.pucsp.br /index.php/RFCM/article/view/28684. Acesso em 21 mar. 2020.

VIEIRA, T. R. A formação profissional de um Propagandista-Vendedor. Monografia Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Técnicas de Vendas e negociações, AVM Instituto Universidade Cândido Mendes, 2011.

WAZANA, A. Physicans and the pharmaceutical industry: is a gift ever just a gift? J. Am. Med. Assoc., v. 283, n. 3, p. 373-380, 2000.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Como Citar

Santos, B. L. e, Santos, T. A. R. dos, & Caffé Filho, H. P. (2020). A Importância da Propaganda Médica para o sucesso da Indústria Farmacêutica e a Diferença que o Propagandista faz para a Classe Médica e seus Pacientes / The Importance of Medical Advertising for the Success of the Pharmaceutical Industry and the Difference that the Advertising Agent makes for the Medical Class and its Patients. ID on Line. Revista De Psicologia, 14(50), 914–928. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2500

Edição

Seção

Artigos