A Importância da Propaganda Médica para o sucesso da Indústria Farmacêutica e a Diferença que o Propagandista faz para a Classe Médica e seus Pacientes / The Importance of Medical Advertising for the Success of the Pharmaceutical Industry and the Difference that the Advertising Agent makes for the Medical Class and its Patients

Autores

  • Bruno Lima e Santos Universidade Norte do Paraná – UNOPAR
  • Thais Angela Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL
  • Hesler Piedade Caffé Filho Faculdade São Francisco de Juazeiro

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2500

Palavras-chave:

Propaganda Médica, Propagandista, Indústria Farmacêutica, Visitação Médica, Segmento Farmacêutico

Resumo

O referido estudo tem por objetivo, destacar a importância da propaganda médica para o sucesso da indústria farmacêutica, e a diferença que o propagandista faz para a classe médica e seus pacientes. Por ser uma das indústrias mais rentáveis e lucrativas do mundo contemporâneo, as companhias farmacêuticas também sofrem com a alta competitividade, o que leva a busca incessante de profissionais cada vez mais qualificados e assertivos na busca de resultados em curto prazo. A temática justifica-se em razão da importância estratégica dos propagandistas de medicamentos para a indústria farmacêutica, sendo uma das indústrias que mais investem em pesquisa na atualidade, e contribuem para promoção da saúde e qualidade de vida da população. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa com delineamento descritivo-exploratório, cujo embasamento se dá através de pesquisa bibliográfica. Utilizou-se a metodologia de análise de conteúdo através dos artigos pesquisados. Os resultados demonstram que a Indústria Farmacêutica utiliza-se do propagandista médico como principal ferramenta de propaganda e estratégia de vendas, assim este profissional necessita de capacitação contínua e deve estar pronto para aceitar e superar os desafios impostos pela concorrência no segmento farmacêutico. Através da visitação a classe médica e farmácias, o propagandista consegue construir uma ponte entre a Indústria Farmacêutica e o paciente, promovendo saúde e bem-estar. Dessa forma, pode-se notar o importante papel desempenhado pelo propagandista e a relevância que este profissional tem para a indústria farmacêutica, para a classe médica e para a população em geral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Lima e Santos, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

1 Graduado em Processos Gerenciais pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Pós-Graduando em Gestão Comercial e Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, atualmente Propagandista Médico na Hypera Farma. [email protected]

Thais Angela Rodrigues dos Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL

2 Graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Pós-Graduanda em Gestão Comercial e Marketing pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, atualmente Propagandista Médico na Eurofarma. [email protected]

Hesler Piedade Caffé Filho, Faculdade São Francisco de Juazeiro

3 Graduado em Administração pela Estácio de Sá, Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela Esc. Eng. Eletromecânica da Bahia – EMBA, Pós-Graduado em Marketing Institucional pela Faculdade São Francisco de Juazeiro – FASJ, Mestrando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB. Atualmente, Administrador e Docente da Pós-Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF e Docente Carreira Superior da FASJ – Faculdade São Francisco de Juazeiro. [email protected]


 

 

Referências

ABIFARMA – Associação Brasileira da Indústria Farmacêutica. Disponível em: http://www.abifarma.com.br/ Acesso em março de 2020.

AGUIAR, C. Propagandista: a estratégia no cotidiano. Revista Up Pharma, nº160 – Ano 39 – Mai/Jun – 2016.

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). Política vigente para a regulamentação de medicamentos no Brasil. 2004. Disponível em: www.anvisa.gov.br/medicamentos/manua_politica_medicamentos.pdf. Acesso em: 26/03/2020.

BRASIL. Lei nº 6.224, de 14 de julho de 1975. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-6224-14-julho-1975-357699-publicacaooriginal-1pl.html. Acesso em 21 de mar 2020.

BREGANTIN, D. Treinamento deve Desenvolver a Comunicação Participativa do Representante com o Médico. Revista de Marketing Farmacêutico, São Paulo: [s.n], p.44, jun./jul. de 2002.

CESAR, T. Marketing de relacionamento e a indústria farmacêutica. Salvador: UNIFACS, 2005. p. 01-10.

DAS, A. Pharmaceutical industry and the market: the case of Prozac adv other Antidepressants. Asian Journal of Psychiatry 4 (2011) 14-18.

FASSOLD, R.W. & GOWDEY, C.W. Estratégias mercadológicas da indústria farmacêutica e o consumo de medicamentos. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101983000500003

FORTES, C. Integração e treinamento do novo propagandista médico. UniRitter Laureate International Universites – Curso de Pós-Graduação em Negócios (MBA em Gestão de Pessoas), 2017.

IMS Institute for Healthcare Informatics. The Global Use of Medicines: Outlook through 2015. May 2011.

KAPPE, E. R. The Effectiveness of Pharmaceutical Marketing. Erasmus University Rotterdam, 2011.

KESIC. D. Strategic analysis of the world pharmaceutical industry Management, 1.v. 14. P 59-76, 2009.

KOTLER, P. Administração de marketing. Tradução: Ailton Brandão. São Paulo: Atlas 1998.

__________, Philip; SIMON, F. A construção de Biomarcas: levando a biotecnologia aos mercados globais. Porto Alegre: Bookman, 2004.

KREMER, S. T. M; BIJMOLT, T. H. A; LEEFLANG, S. H. P.; WIERINGA, J. E. Generalizations of the effectiveness of pharmaceutical promotional expenditures – Intern. J. of Research in Marketing 25, 234-246, 2008.

MUSSOLINI, N. O Marketing na prática. Revista Uppharma -Ano 32, no. 120 – São Paulo, 2010. p. 08. Disponível em: http://www.dpm.srv.br/revista/120/120.pdf. Acesso em: 06 de Abril de 2020.

NASCIMENTO, A. C. Avaliação da propaganda Farmacêutica e do relacionamento do propagandista junto à classe médica. Rio Grande do Sul: UFSM, 2008. P.50-130.

NETZ, C. Idéias e soluções para você brilhar na gestão dos negócios. Exame, 15 de julho de 2001. p. 118-119.

NEVES. C; PEREIRA, F. Gestão de Emoções: Coaching no âmbito da gestão organizacional. I Congresso Internacional de Inteligência Emocional e Educação “Investigar e Intervir para Mudar Escola Básica Comendador Ângelo Azevedo,” Oliveira de Azeméis 6, 7 de julho de 2012.

ROCHA, R. R. V. da. Elaboração e aplicação de um modelo de gestão do conhecimento adaptado para o departamento comercial de uma indústria farmacêutica. Porto Alegre. Dissertação de Mestrado em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SILVA, J.V.; LOVATO JUNIOR, V. O perfil do propagandista farmacêutico no Brasil. Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba. São Paulo, v.18, n. 3, p. 165-168, nov. 2016. ISSN 1984-4840. Dispoinível em: http://revistas.pucsp.br /index.php/RFCM/article/view/28684. Acesso em 21 mar. 2020.

VIEIRA, T. R. A formação profissional de um Propagandista-Vendedor. Monografia Pós-Graduação em Gestão Estratégica em Técnicas de Vendas e negociações, AVM Instituto Universidade Cândido Mendes, 2011.

WAZANA, A. Physicans and the pharmaceutical industry: is a gift ever just a gift? J. Am. Med. Assoc., v. 283, n. 3, p. 373-380, 2000.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos