A História da Interpretação Bíblica Patrística e o Dialogismo de Bakhtin / The History of Biblical Patristic Interpretation and Bakhtin's Dialogism

Authors

  • Aquiles Pereira do Amaral Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.
  • Elisabete dos Santos Silva Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso
  • Núbia Lafaete Santos Viana Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso
  • Gláucia Moreira dos Santos Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2497

Keywords:

Interpretação bíblica. Patrística. Dialogismo. Bakhtin.

Abstract

O presente ensaio objetiva apresentar uma breve história da interpretação bíblica no período chamado Patrística até o seu término por volta dos anos 604 da era cristã, bem como compreender os discursos da história da igreja na perspectiva do dialogismo de Bakhtin. Trata-se de uma reflexão teórica dividida nas seguintes secções: A exegese judaica; A exegese dos pais da igreja primitiva e Bakhtin e sua visão de dialogismo. Foi realizado leitura exaustiva e flutuante de artigos e livros encontrados com abordagens especificas sobre a temática. Conclui-se que, a história da interpretação bíblica mostra um período de grande perseguição e conflitos ideológicos, influenciada pelos pensamentos filosóficos gregos, a cultura judaica e suas mais implacáveis seitas (gnósticas)que no decorrer dos anos dos pais da igreja tentaram implementar outros conceitos contrários a fé crista e comportamentos difusos e dissonantes com a proposta cristã da época. E na percepção de Bakhtin, o discurso de cada escola de interpretação bíblica é enviesado de sua práxis e não existe uma relação pura e única, tudo estava atrelada ao sistema social que envolvia cada autor. Os signos determinavam as suas percepções da realidade.

Downloads

Author Biographies

Aquiles Pereira do Amaral, Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.

 


 Graduado em Ciências contábeis pela UESB. Especialista em Gestão pública pela UNEB. Mestrando em Ciências da Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.


Elisabete dos Santos Silva, Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso

 

 

Graduada em Pedagogia pela UESB. Especialização em: Gestão pedagógica – INTA; Coordenação Pedagógica – UFBA; Educação Especial e Inclusiva – FINOM. Mestranda em Ciências da Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso


 

Núbia Lafaete Santos Viana, Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso

Graduada em Letras pela UNIMONTES. Graduada em Pedagogia – UESB. Especialização em Letras: Português e Literatura – FERLAGOS. Mestranda em Ciências da Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso


Gláucia Moreira dos Santos, Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.

Graduada em Educação Física pela Faculdade Montenegro. Especialização em: Psicopedagogia Institucional pela FACEI. Psicomotricidade pela IBEN. Mestranda em Ciências da Educação pelo Instituto de Educacion Superior Kyre´y Saso.

References

BÍBLIA SAGRADA. Trad. João Ferreira de Almeida. Ed. revista e atualizada no Brasil, São Paulo: Vida, 2005.

Brait, Beth. Bakhtin: outros conceitos-chave/ Beth Brait, (org.). – São Paulo: Contexto, 2006.

BRAY, Gerald. História da Interpretação da Bíblia – São Paulo: Vida Nova, 2017.

CAIRNS, Earle E. O Cristianismo Através dos Séculos – São Paulo: Vida Nova, 2008.

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem & Diálogo: as ideias linguísticas do Círculo de Bakhtin. São Paulo: Parábola, 2009.

FIORIN, J. Introdução ao Pensamento de Bakhtin. São Paulo. Contexto. 2018.

KAISER, Walter C; Moisés Silva. Introdução à Hermenêutica Bíblica. São Paulo. Cultura Cristã. 2014.

LOPES, Augustus Nicodemos. A Bíblia e seus intérpretes: uma breve história da interpretação. São Paulo: Cultura Crista, 2007.

MATOS, Alderi de Souza. Fundamento da Teologia Histórica. São Paulo. Mundo Cristão. 2008

SCHOLZ, Vilson. Princípios da Interpretação Bíblica: introdução a hermenêutica com ênfase a gêneros literários – Canoas. Ulbra, 2006.

Published

2020-05-30

How to Cite

Amaral, A. P. do, Silva, E. dos S., Viana, N. L. S., & Santos, G. M. dos. (2020). A História da Interpretação Bíblica Patrística e o Dialogismo de Bakhtin / The History of Biblical Patristic Interpretation and Bakhtin’s Dialogism. ID on Line. Revista De Psicologia, 14(50), 1071–1086. https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2497

Issue

Section

Artigos