Alfabetização e Letramento: uma abordagem teórico-metodológica do processo de leitura e escrita / Literacy and Literacy: a theoretical-methodological approach to the reading and writing process

Autores

  • Raquel da Silva Mateus ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY
  • Juliana Alves da Silva ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY
  • Tiago da Silva ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY
  • Paula Veruska Alexandre de Lima ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2495

Resumo

A questão da alfabetização no Brasil ainda é um problema, se fazendo necessário repensar essa prática escolar. A alfabetização é um processo complexo, tendo o seu início antes mesmo da própria escolarização, pois o sujeito antes mesmo de adentrar a escola já traz consigo vivências do seu cotidiano. Nesse sentido, objetivamos refletir sobre a história e o conceito de alfabetização enfocando que essa é mais do que ensinar a ler e a escrever e sobre seus métodos pedagógicos, colocando também sobre a importância do letramento e como essa dupla deve está atrelada no processo de aprendizagem da língua, proporcionando um entendimento mais crítico desse fenômeno que é tão discutido no meio educacional e na qual a prática dos professores precisam estar embasadas. Esse texto resulta de um estudo bibliográfico que nos mostra que a especificidade da alfabetização é, em si, o ensino do código alfabético e ortográfico enquanto a especificidade do letramento é o uso social deste código. Por fim, conclui-se afirmando que é possível sim atingir a qualidade da educação nas classes de alfabetização, desde que utilizemos práticas educacionais que reflitam diferentes metodologias, proporcionando tanto o desenvolvimento da alfabetização quanto o desenvolvimento do letramento de cada sujeito.

 

Palavras – Chave: Alfabetização, Letramento, Leitura, Escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel da Silva Mateus, ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY

1] Mestranda em Ciências da Educação (ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY). Pós Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (FCC). Pós Graduação em Educação Inclusiva Com Ênfase em AEE (FJN). Graduada em Pedagogia (URCA). EMAIL: [email protected];

Juliana Alves da Silva, ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY

[2] Mestranda em Ciências da Educação (ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY). Pós Graduação em Docência do Ensino Superior (FCC). Pós Graduação em Educação Infantil (URCA). Pós Graduação em Língua Portuguesa e Artes (URCA). Graduada em Pedagogia (URCA). Email: [email protected];

Tiago da Silva, ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY

[3] Mestrando em Ciências da Educação (ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY). Pós Graduação em Matemática e Física (FJN). Licenciado em Educação Física (UNILEÃO). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática (URCA). Bacharelando em Educação Física (UNINTA). EMAIL:[email protected]

Paula Veruska Alexandre de Lima, ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY

[4] Mestranda em Ciências da Educação (ABSOLUT CRISTIAN UNIVERSITY). Pós Graduação em Psicopedagogia (Instituto vale do Salgado). Pós Graduação em Prática de Ensino da educação Infantil e Ensino Fundamental (FIP). Email: [email protected].


 

Referências

FERREIRO, Emilia. Reflexões sobre alfabetização. 24.ed. São Paulo; Cortez,2001. (Coleção Questões da Nossa Época; v.14).

FERREIRO, Emília. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes médicas sul, 1999.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo-SP; Editora Cortez, 1988. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

LERNER, D. Ler e escrever na escola: O real o Possível e o Necessário. Porto Alegre, RS: Art. Méd., 2002.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 3ª ed. São Paulo: Contexto, 2005.

SOARES, Magda Becker. Letrar é mais que alfabetizar. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br, acesso em 15 de Janeiro de 2019

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, Autêntica, 2001. 2. ed., p. 13-60.

SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Era Masagão (org.). Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2003.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Editora Cortez, 1995.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos