Desafios e Perspectivas do Professor na Educação Inclusiva de Crianças com Deficiência Intelectual/Síndrome de Down / Challenges and Perspectives of the Teacher in the Inclusive Education of Children with Intellectual Disabilities / Down Syndrome

Autores

  • Madson Márcio de Farias Leite UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO
  • Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne Universidade Autônoma de Assunção – UAA, Praguai - PY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2493

Resumo

O presente estudo surgiu da necessidade de investigar qual seria os desafios e perspectivas do professor no processo de inclusão de crianças com deficiência intelectual/Síndrome de Down, uma vez que esse profissional é de grande contribuição no processo de inclusão escolar, podendo proporcionar melhores condições de aprendizagem e permanência no espaço educacional. O objetivo da pesquisa é analisar quais os desafios e perspectivas do professor na educação inclusiva de crianças com deficiência intelectual/síndrome de down. A prática docente é de extrema importância no processo de aprendizagem, uma vez que o professor passa a ser o elo entre o conhecimento e o estudante, é através da educação que se pode formar cidadãos mais críticos e conhecedores de seus direitos e deveres. A inclusão é um processo essencial na vida das crianças com algumas necessidades especiais, uma vez que é através da inclusão que essas crianças podem de fato conquistar sua cidadania, independência e autonomia. Adotou-se aqui como metodologia a pesquisa bibliográfica, na qual se buscou artigos que tratassem da referida temática. Diante do exposto, esta pesquisa concluiu através da análise dos artigos avaliados que diante de diversos desafios enfrentados pelos professor, este é ainda descrito como um dos profissionais que fazem total diferença na vida dessas crianças, podendo trazer tanto benefícios relacionados ao aprendizado cognitivo, como aspectos relacionados a sua vida de forma integral diante de todas as adversidades imposta pela deficiência.

 

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Biografia do Autor

Madson Márcio de Farias Leite, UNIVERSIDADE AUTÔNOMA DE ASSUNÇÃO

Doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção – UAA, Paraguai – Py. Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Graduação em Educação Física pela Faculdade São Tomás de Aquino – FACESTA. E - mail: [email protected].

Clara Roseane da Silva Azevedo Mont´Alverne, Universidade Autônoma de Assunção – UAA, Praguai - PY

Pedagoga e Doutora em Ciências da Educação pela Universidde Autônoma de Assunção – UAA, Praguai - PY. [email protected]

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos