O Ambiente Escolar e as Relações Étnico-Raciais em uma Escola Quilombola de Feira de Santana / The School Environment and Ethnic-Racial Relations in a Quilombola School in Feira de Santana

Autores

  • Alison Silva Ferreira Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE
  • Gessica Guiné Borges Centro Universitário Leonardo da Vinci
  • Robson Lima Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2490

Palavras-chave:

Preconceitos Étnicos, Racismo, Educação, Ensino

Resumo

O objetivo deste trabalho foi refletir sobre os obstáculos e as relações étnicos-raciais entre as crianças pertencentes à comunidade escolar e os processos e dificuldades dos docentes no ensino quilombola. Portanto, o artigo consiste em um trabalho descritivo-qualitativo, construído após aplicação de questionários. A população alvo da pesquisa foram os professores e os alunos regulares dos anos 2° ao 5° do nível fundamental I da Escola Municipal Margarida Brito de Oliveira, matriculados e devidamente frequentando os turnos matutino e vespertino. Os resultados demonstram que, em efeitos gerais, existe uma dificuldade pela própria aceitação dos alunos pela sua cultura e etnia, rejeitando sua cultura, história e familiaridade, em prol de uma noção ideológica de “branqueamento racial”. Também foi encontrado níveis de racismo evidentes na comunidade, evidenciado pelos estudantes como brincadeiras ou como um mecanismo de defesa a ofensas alheias. Este fato torna-se ainda mais dificultoso a relação entre docente e discentes, pois, apesar dos esforços dos professores na busca pelo ensino voltado para a concepção de igualdade racial, faltam recursos. Neste sentido, observa-se também, a luz da investigação de outros autores, que a resistência à igualdade de direitos entre as pessoas perdura pelo tempo e nos encontra nos tempos atuais presentes também, infelizmente, nos espaços destinado a educar.

 

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Biografia do Autor

Alison Silva Ferreira, Universidade Federal do Cariri - UFCA/CE

1 Mestrando em Contabilidade (Universidade Federal da Bahia). Especialista em Gestão Ambiental (Universidade Cândido Mendes). Especialista em Gestão Contábil e Finanças Empresariais (Faculdade Católica Paulista). Graduado em Ciências Contábeis (Faculdade Anísio Teixeira). Graduando em Administração Pública (Instituto Federal Baiano). Técnico em Química (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia). Pesquisador na área de Contabilidade Ambiental, Finanças, Terceiro Setor e Educação. [email protected];


 

Alison Silva Ferreira1; Gessica Guiné Borges2; Robson Lima Rodrigues3

 


 

Gessica Guiné Borges, Centro Universitário Leonardo da Vinci

2 Graduanda em Pedagogia (Centro Universitário Leonardo da Vinci). Tem experiência com educação básica.



 


 

Robson Lima Rodrigues

3 Graduado em Ciências Contábeis. Especialista em Finanças e Gestão Contábil. Atua como pesquisador na área de contabilidade e finanças e educação em contabilidade.


 

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Publicado

2020-05-30

Edição

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Artigos