(Des)Igualdade de Oportunidades em contextos de Diversidade: Um Análise do Bullying vivenciado por Colaboradores Lgbt’s no Mercado de Trabalho / (Dis) Equal Opportunities in Diversity Contexts: An Analysis of Bullying Experienced by Lgbt's Employees in the Labor Market

Autores

  • Miguel Melo Ifadireó Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Tássia Lobato Pinheiro Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2484

Palavras-chave:

Mercado Profissional, Diversidade Sexual, Heteronormatividade, Bullying, Assédio Moral

Resumo

Ao se iniciar o estudo sobre o gênero violência, deparamo-nos com a dificuldade de aproximação para com o termo, pois é cabível várias interpretações e formas de manifestações. O presente trabalho buscou compreender como a orientação sexual e a identidade LGBT poderá se tornar empecilho nas interrelações sociais na vida profissional, bem como verificar os motivos que levam o local de trabalho a se tornar um lugar nefasto, devastador e repressor para os indivíduos que fogem ao padrão da heteronormatividade dominante e coercitivamente imposta para o convívio em sociedade. A relevância do presente ensaio fundamenta-se na analítica entre os conceitos da identidade LGBT em face da hegemonia da heteronormatividade, visto que este último conceito propaga a visão de que a heterossexualidade deve ser aceita enquanto conceito social básico natural presente na esfera profissional. Por fim, a metodologia utilizada neste ensaio é eminentemente de natureza de pesquisa qualitativa, a partir da proposição de uma revisão sistemática de literatura especializada – tanto em banco de teses de dissertações e teses, quanto em plataformas de artigos científicos - sobre a temática. Importante destacar que o estudo intenta trazer à tona de discussões, algumas contribuições de estudos prévios de expertises reconhecidos por seus pares, tais como: Miguel Melo et. al. (2016; 2001), Tamyris Brito et. al. (2016), Maria Berenice Dias (2011), Alice Barros (2011), Manoela Rodrigues e Henrique Nardi (2009), Sonia Nascimento (2009), Cleo Fante (2005), Sergio Cavalieri Filho (2004), Judy Korn e Thomas Mücke (2003) entre outros.

 


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Biografia do Autor

Miguel Melo Ifadireó, Universidade de Pernambuco (UPE)

[1] Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Graduando-Bacharelado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI-UNILEÃO). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça, Organizações e Sustentabilidade (NEGROS) da Universidade de Pernambuco (UPE). Correio Eletrônico:  [email protected]  

Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[2] Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Professora dos cursos de Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI-UNILEÃO). Correio Eletrônico:  [email protected]  

Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[3] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-graduada em Direitos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduação Bacharelado em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI). Correio Eletrônico:  [email protected].

Tássia Lobato Pinheiro, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[4] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professora dos cursos de Psicologia, Administração e Gestão de Rh do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.  Graduação-bacharelado em Psicologia pela Universidade Ceuma (UNICEUMA). Pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI).  Correio Eletrônico:  [email protected].

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos