Considerações Pedagógicas de Educação Inclusiva no Ensino de Crianças com altas Habilidades/ Superdotadas / Pedagogical Considerations of Inclusive Education in Teaching Children with high Skills / Gifted

Autores

  • Francisco Renato Silva Ferreira aculdades Integradas de Patos (FIP)
  • Miguel Melo Ifadireó Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Vanessa de Carvalho Nilo Bitu Centro Universitário Dr. Leão Sampaio
  • Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2483

Resumo

Reunir em um mesmo ensaio os conceitos de altas habilidades/ superdotação (AH/SD) é o grande desafio deste ensaio. Destaca-se que são poucos os estudos específicos realizados por especialistas que poderiam contribuir com o sucesso das investigações nas mais distintas ciências do conhecimento humano. O objetivo central deste trabalho está na revisão de algumas discussões proferidas na seara das ciências humanas em relação aos discentes com altas habilidades/ superdotação. A metodologia utilizada é de natureza de pesquisa qualitativa, a partir da proposição de uma revisão sistemática de literatura especializada – tanto em banco de teses de dissertações e teses, quanto em plataformas de artigos científicos - sobre a temática. Importante destacar que o estudo intenta trazer à tona de discussões, algumas contribuições de estudos prévios de expertises reconhecidos por seus pares, tais como os realizados por Ana Oliveira, Vera Capellini e Olga Rodrigues (2020), Brenda Matos e Carina Maciel (2016) e Lurian Mendonça (2015) entre outras importantes investigações. Neste contexto, apresentam-se alguns achados evidenciados ao longo deste trabalho: a) sensibilização do profissional para lidar com a existência de habilidades extraordinárias de crianças com altas habilidades/ superdotadas; b) capacidade de percepção das diferenças e das competências de alguns discentes que nem sempre são visíveis e que precisam ser ativadas pelo educador atento ao talento de seus alunos; c) observação de fatores intelectuais, artísticos, sociais, psicomotores e musicais que podem auxiliar ou dificultar o reconhecimento de crianças (adolescentes, jovens adultos) com altas habilidades/ superdotadas em sala de aula.

 

Palavras-Chave: Altas habilidades. Superdotação. Competências. Ensino e Aprendizagem. Educação.

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Biografia do Autor

Francisco Renato Silva Ferreira, aculdades Integradas de Patos (FIP)

[1] Graduação-licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Graduação-bacharelado em Educação Física pelo Centro de Ensino Superior de Piracanjuba EIRELI (FAP). Graduando-Bacharelado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pós-graduado em Docência do Ensino Superior pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Pesquisador-voluntário do Laboratório Interdisciplinar de Estudos da Violência (LIEV)/UNILEÃO. E-mail: [email protected]

Miguel Melo Ifadireó, Universidade de Pernambuco (UPE)

[2] Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco. Professor do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Graduando-Bacharelado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro (UNISA). Pesquisador-líder do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI-UNILEÃO). Pesquisador-líder do Núcleo de Estudos em Gênero, Raça, Organizações e Sustentabilidade (NEGROS) da Universidade de Pernambuco (UPE). Correio Eletrônico:  [email protected]  

Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio

[3] Doutora em Etnobiologia e Conservação da Natureza pelo Programa de Pós-Graduação em Etnobiologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professora do Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (MePESa/UNILEÃO). Professora dos cursos de Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI-UNILEÃO). E-mail: [email protected] 

Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar, Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI)

[4] Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Ensino em Saúde do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (UNILEÃO). Pós-graduada em Direito e Processo Penal pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-graduada em Direitos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Graduação Bacharelado em Direito pela Faculdade Paraíso do Ceará (FAP). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar em Estudos da Violência no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (LIEVI). Endereço eletrônico: [email protected]



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Publicado

2020-05-30

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Artigos