Considerações Pedagógicas de Educação Inclusiva no Ensino de Crianças com altas Habilidades/ Superdotadas / Pedagogical Considerations of Inclusive Education in Teaching Children with high Skills / Gifted

Francisco Renato Silva Ferreira, Miguel Melo Ifadireó, Vanessa de Carvalho Nilo Bitu, Yohana Maria Monteiro Augusto de Alencar

Resumo


Reunir em um mesmo ensaio os conceitos de altas habilidades/ superdotação (AH/SD) é o grande desafio deste ensaio. Destaca-se que são poucos os estudos específicos realizados por especialistas que poderiam contribuir com o sucesso das investigações nas mais distintas ciências do conhecimento humano. O objetivo central deste trabalho está na revisão de algumas discussões proferidas na seara das ciências humanas em relação aos discentes com altas habilidades/ superdotação. A metodologia utilizada é de natureza de pesquisa qualitativa, a partir da proposição de uma revisão sistemática de literatura especializada – tanto em banco de teses de dissertações e teses, quanto em plataformas de artigos científicos - sobre a temática. Importante destacar que o estudo intenta trazer à tona de discussões, algumas contribuições de estudos prévios de expertises reconhecidos por seus pares, tais como os realizados por Ana Oliveira, Vera Capellini e Olga Rodrigues (2020), Brenda Matos e Carina Maciel (2016) e Lurian Mendonça (2015) entre outras importantes investigações. Neste contexto, apresentam-se alguns achados evidenciados ao longo deste trabalho: a) sensibilização do profissional para lidar com a existência de habilidades extraordinárias de crianças com altas habilidades/ superdotadas; b) capacidade de percepção das diferenças e das competências de alguns discentes que nem sempre são visíveis e que precisam ser ativadas pelo educador atento ao talento de seus alunos; c) observação de fatores intelectuais, artísticos, sociais, psicomotores e musicais que podem auxiliar ou dificultar o reconhecimento de crianças (adolescentes, jovens adultos) com altas habilidades/ superdotadas em sala de aula.

 

Palavras-Chave: Altas habilidades. Superdotação. Competências. Ensino e Aprendizagem. Educação.


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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2483

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