A Aplicação da Controladoria Estratégica na Concorrência entre Empresas Familiares de Triticultura / The Application of Strategic Controllership in Competition Between Family Farming Companies

Nilson César Bertóli, Bruno Henrique Perera, Luíz Henrique Durães, Mayki Enrique Silva, Thiago Pereira Ramos

Resumo


O presente artigo apresenta um trabalho de campo executado em duas empresas de triticultura no norte do Estado Paraná, onde é realizada uma abordagem dos conceitos da contabilidade, além de uma elucidação da concorrência familiar pelo mesmo público e segmento de mercado. O objetivo principal é expor e fixar que como auxilio da controladoria pode se oferecer e gerar informações precisas para auxiliarem os gestores nas tomadas de decisões. Para realização desse trabalho foi elaborada uma pesquisa com consumidores de produtos do dia-a-dia, além de compradores de produtos de matéria-prima para realização de seu próprio produto, como padarias por exemplo. Desta maneira o estudo de caso realizado, usa as metodologias e as fundamentações acima citadas, para serem realizados. Portanto, a analise SWOT produzida vai apresentar as informações para as tomadas de decisões de curto e logo prazo que as empresas devem produzir, apresentando os pontos forte e fracos da empresa, e outros aspectos, tanto internamente quando externamente.


Palavras-chave


Controladoria; Análise Swot; Empresa; Família.

Texto completo:

PDF

Referências


CAGGIANO, Paulo César; FIGUEIREDO, Sandra. Controladoria: teoria e prática. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2017.

CATELLI (COORD), Armando. Controladoria: Uma abordagem da Gestão Econômica. São Paulo – SP: Editora Atlas, 2013. 2ª ed.

IZOTON, Lucas. Gerenciando e Lucrando no Varejo. Vitoria – ES: Flor & Cultura Editores, 2009.

PADOVEZE, Clovis Luís. Controladoria Estratégica e Operacional. São Paulo – SP: Cengage Learning, 2013. 3ª edição.

PADOVEZE, Clovis Luís. Sistemas de Informações Contábeis – Fundamentos e Analise. São Paulo – SP: Editora Atlas, 2009.6ª edição.

REIS, Claudia Marchioti Nicolau do Reis. Controladoria estratégica. CRC-RJ (Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, 2014.

SCHNORRENBERGER, Darci; LUNKES, Rogério João. Controladoria: na coordenação de sistemas de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i51.2482

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: