Era Vargas: a Educação como Instrumento Político / Vargas Era: the Education as a Political Instrument

Autores

  • Gabriel Saldanha Lula de Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2481

Resumo

A Era Vargas foi responsável por uma série de modernizações nas estruturas social, econômica e educacional do Brasil. Apesar da popularidade do presidente, seu governo tinha um caráter centralizador e autoritário. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo elucidar a seguinte questão-problema: “de que forma o governo Vargas utilizou a educação como instrumento político?”. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo a partir de textos indexados e avaliados por pares coletados no site de buscas Google. De início, serão trazidos os contextos histórico e político da época, além das principais mudanças realizadas na estrutura educacional. Em seguida, a seção “Discussão” visa à elucidação da questão-problema. Conclui-se, por fim, que essa modernização buscava mão de obra qualificada para a crescente demanda industrial, e que o uso da propaganda política na educação tinha por objetivo legitimar o poder do regime.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Saldanha Lula de Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Licenciando em História pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Referências

ABUD, Kátia Maria. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de história na Era Vargas. Rev. Bras. Hist. v. 18, n. 36. São Paulo, 1998.

ALVES, Leonardo de Carvalho; COELHO, Maria Carlota de Rezende. Um olhar sobre o ensino de história escolar no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). Revista Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 17, n. 2, p. 277-290, maio-agosto, 2019.

ANDREOTTI, Azilde Lina. A administração escolar na Era Vargas e no nacional-desenvolvimentismo (1930-1964). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 102-123, ago. 2006.

ARCE, Enrique Viana. A moral, a Educação Moral e Cívica, e a ética como temas transversais na educação brasileira. Revista de Educação, PUC-Campinas, n. 22, p. 7-15, junho 2007.

BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; SILVA, Karen Ruppel da. As reformas educacionais na Era Vargas e a distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR, 26 a 29/10/2015.

BRITO, Silvia Helena Andrade de. A educação no projeto nacionalista do primeiro governo Vargas (1930-1945). In: LOMBARDI, J. C. (Org.). Navegando na história da educação brasileira. 1ª Ed. Campinas: EDFE-UNICAMP, vol. 1, p. 1-24, 2006.

BUENO, Bruno Bruziguessi. Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu legado na constituição do Estado brasileiro contemporâneo. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 2, nº 1, p. 47-64, 2014.

CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa. Reforma Capanema e Reforma Mendonça Filho: primeiras aproximações. VIII Jornada Internacional Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, 22 – 25 de agosto de 2017.

CANO, Wilson. Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954: a reconstrução do Estado Nacional e a política nacional de desenvolvimento. Revista de Economia Política, vol. 35, nº 3 (140), pp. 440-460, julho-setembro/2015.

CAVAZZANI, André Luiz; CUNHA, Rogério Pereira da. Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas. Curitiba: InterSaberes, 2017.

DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009.

FAGUNDES, Pedro Ernesto. Da Colônia à Reforma Francisco Campos (1931): análise histórica do ensino secundário no Brasil. História & Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, p. 327-338, jul./dez. 2011.

FONTOURA, Antonio. Teoria da História. Curitiba/PR, InterSaberes, 2016.

HENN, Leonardo Guedes; NUNES, Pâmela Pozzer Caetano. A educação escolar durante o período do Estado Novo. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, agosto/2013.

LIRA NETO. Getúlio Vargas e Eurico Dutra: Estado Novo, eleição e suicídio. Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos, vol. 12. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2019.

MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de; ZOREK, Bruno de Macedo. Leitura e interpretação de textos historiográficos. Curitiba: InterSaberes, 2017.

OTRANTO, Célia Regina; PAMPLONA, Ronaldo Mendes. A educação profissional do Brasil Império à Reforma Capanema: dicotomia na educação e na sociedade brasileira. V Congresso Brasileiro de História da Educação. O Ensino e a Pesquisa na História da Educação. Aracajú, 2008.

PALMA FILHO, João Cardoso. A educação brasileira no período de 1930 a 1960: a Era Vargas. In: PALMA FILHO, J. C. (organizador). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. História da Educação. 3ª ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP, Santa Clara Editora, p. 61-74, 2005.

PONTES, Fábio Souza. A revolução de 1930 e a industrialização na Era Vargas (1930-1939). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, 2015.

REIS, Ana Carolina Godinho dos; PADILHA, Caio Augusto Toledo. Educar para o trabalho: um breve estudo sobre o ensino profissionalizante na era Vargas (1930-1945) e no governo JK (1956-1961). VII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Sociabilidade. Marília/SP, 2010.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 18º ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.

SCHMITZ, Zenaide Inês; COSTA, Miguel Ângelo Silva da. Educação, infância e nacionalismo: uma abordagem a partir das cartilhas escolares “Getúlio Vargas para crianças” e “Getúlio Vargas: o amigo das crianças”. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR, 26 a 29/10/2015.

SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Formando profissionais do comércio: uma análise do ensino comercial brasileiro na Era Vargas (1930-1945). XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia, UNISC, Santa Cruz do Sul, 18 a 21 de julho de 2016.

SILVA, Renan Antônio. A criação do ministério da educação e saúde pública no Brasil. Trilhas Pedagógicas, v. 7, n. 7, p. 291-304, ago. 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão