Era Vargas: a Educação como Instrumento Político / Vargas Era: the Education as a Political Instrument
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2481Resumo
A Era Vargas foi responsável por uma série de modernizações nas estruturas social, econômica e educacional do Brasil. Apesar da popularidade do presidente, seu governo tinha um caráter centralizador e autoritário. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo elucidar a seguinte questão-problema: “de que forma o governo Vargas utilizou a educação como instrumento político?”. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica de cunho qualitativo a partir de textos indexados e avaliados por pares coletados no site de buscas Google. De início, serão trazidos os contextos histórico e político da época, além das principais mudanças realizadas na estrutura educacional. Em seguida, a seção “Discussão” visa à elucidação da questão-problema. Conclui-se, por fim, que essa modernização buscava mão de obra qualificada para a crescente demanda industrial, e que o uso da propaganda política na educação tinha por objetivo legitimar o poder do regime.
Downloads
Referências
ABUD, Kátia Maria. Formação da alma e do caráter nacional: ensino de história na Era Vargas. Rev. Bras. Hist. v. 18, n. 36. São Paulo, 1998.
ALVES, Leonardo de Carvalho; COELHO, Maria Carlota de Rezende. Um olhar sobre o ensino de história escolar no contexto da “Era Vargas” (1930-1945). Revista Pensar Acadêmico, Manhuaçu, v. 17, n. 2, p. 277-290, maio-agosto, 2019.
ANDREOTTI, Azilde Lina. A administração escolar na Era Vargas e no nacional-desenvolvimentismo (1930-1964). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 102-123, ago. 2006.
ARCE, Enrique Viana. A moral, a Educação Moral e Cívica, e a ética como temas transversais na educação brasileira. Revista de Educação, PUC-Campinas, n. 22, p. 7-15, junho 2007.
BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona; SILVA, Karen Ruppel da. As reformas educacionais na Era Vargas e a distinção entre o trabalho manual e o trabalho intelectual. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR, 26 a 29/10/2015.
BRITO, Silvia Helena Andrade de. A educação no projeto nacionalista do primeiro governo Vargas (1930-1945). In: LOMBARDI, J. C. (Org.). Navegando na história da educação brasileira. 1ª Ed. Campinas: EDFE-UNICAMP, vol. 1, p. 1-24, 2006.
BUENO, Bruno Bruziguessi. Os fundamentos da doutrina de segurança nacional e seu legado na constituição do Estado brasileiro contemporâneo. Revista Sul-Americana de Ciência Política, v. 2, nº 1, p. 47-64, 2014.
CAMPELO, Calebe Lucas Feitosa. Reforma Capanema e Reforma Mendonça Filho: primeiras aproximações. VIII Jornada Internacional Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão, 22 – 25 de agosto de 2017.
CANO, Wilson. Crise e industrialização no Brasil entre 1929 e 1954: a reconstrução do Estado Nacional e a política nacional de desenvolvimento. Revista de Economia Política, vol. 35, nº 3 (140), pp. 440-460, julho-setembro/2015.
CAVAZZANI, André Luiz; CUNHA, Rogério Pereira da. Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas. Curitiba: InterSaberes, 2017.
DALLABRIDA, Norberto. A reforma Francisco Campos e a modernização nacionalizada do ensino secundário. Educação, Porto Alegre, v. 32, n. 2, p. 185-191, maio/ago. 2009.
FAGUNDES, Pedro Ernesto. Da Colônia à Reforma Francisco Campos (1931): análise histórica do ensino secundário no Brasil. História & Ensino, Londrina, v. 2, n. 17, p. 327-338, jul./dez. 2011.
FONTOURA, Antonio. Teoria da História. Curitiba/PR, InterSaberes, 2016.
HENN, Leonardo Guedes; NUNES, Pâmela Pozzer Caetano. A educação escolar durante o período do Estado Novo. Revista Latino-Americana de História, v. 2, n. 6, agosto/2013.
LIRA NETO. Getúlio Vargas e Eurico Dutra: Estado Novo, eleição e suicídio. Coleção Folha A República Brasileira - 130 Anos, vol. 12. São Paulo: Folha de S. Paulo, 2019.
MUNIAGURRIA, Lorena Avellar de; ZOREK, Bruno de Macedo. Leitura e interpretação de textos historiográficos. Curitiba: InterSaberes, 2017.
OTRANTO, Célia Regina; PAMPLONA, Ronaldo Mendes. A educação profissional do Brasil Império à Reforma Capanema: dicotomia na educação e na sociedade brasileira. V Congresso Brasileiro de História da Educação. O Ensino e a Pesquisa na História da Educação. Aracajú, 2008.
PALMA FILHO, João Cardoso. A educação brasileira no período de 1930 a 1960: a Era Vargas. In: PALMA FILHO, J. C. (organizador). Pedagogia Cidadã. Cadernos de Formação. História da Educação. 3ª ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP, Santa Clara Editora, p. 61-74, 2005.
PONTES, Fábio Souza. A revolução de 1930 e a industrialização na Era Vargas (1930-1939). Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Economia, 2015.
REIS, Ana Carolina Godinho dos; PADILHA, Caio Augusto Toledo. Educar para o trabalho: um breve estudo sobre o ensino profissionalizante na era Vargas (1930-1945) e no governo JK (1956-1961). VII Seminário do Trabalho: Trabalho, Educação e Sociabilidade. Marília/SP, 2010.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil (1930-1973). 18º ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1996.
SCHMITZ, Zenaide Inês; COSTA, Miguel Ângelo Silva da. Educação, infância e nacionalismo: uma abordagem a partir das cartilhas escolares “Getúlio Vargas para crianças” e “Getúlio Vargas: o amigo das crianças”. EDUCERE: XII Congresso Nacional de Educação, PUCPR, 26 a 29/10/2015.
SILVA, Eduardo Cristiano Hass da. Formando profissionais do comércio: uma análise do ensino comercial brasileiro na Era Vargas (1930-1945). XIII Encontro Estadual de História da ANPUH-RS: Ensino, Direitos e Democracia, UNISC, Santa Cruz do Sul, 18 a 21 de julho de 2016.
SILVA, Renan Antônio. A criação do ministério da educação e saúde pública no Brasil. Trilhas Pedagógicas, v. 7, n. 7, p. 291-304, ago. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.