Da Dialética às Novas Tecnologias: Mudando os Contextos de Transmissão da História da Humanidade

João Cleber Ferreira Lima, Rita Edevanira de Sá Carneiro, Gislaine Farias de Oliveira

Resumo


O surgimento de  novas tecnologias tem impulsionado novas formas de relações sociais e de trabalho. Estas mudanças acontecem em tempos diferentes e em momentos sociais diferentes, impactando em mudanças na própria forma de ensinar a História. O presente estudo pretende discutir aspectos relacionados ao ensino da história, bem como a sua função social. Os resultados nos levam a crer que o ensino da história mudou, acompanhando os contextos das novas tecnologias de transmissão dos conteúdos. Atualmente professores tem se prestado a trabalhar com conteúdos históricos abertos e variados, que possam ser refletidos e adaptados a novos contextos. Não com conteúdos fechados, viciados  e determinados, como ainda acontece comumente em alguns lugares. A finalidade última do ensino da história, certamente é nos levar a um desfecho positivo em relação à vida democrática e social.


Palavras-chave


Ensino da História, Tecnologias educacionais, Educação

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v7i21.248

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: