Da Dialética às Novas Tecnologias: Mudando os Contextos de Transmissão da História da Humanidade

Autores

  • João Cleber Ferreira Lima Universidad San Carlos
  • Rita Edevanira de Sá Carneiro
  • Gislaine Farias de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i21.248

Palavras-chave:

Ensino da História, Tecnologias educacionais, Educação

Resumo

O surgimento de  novas tecnologias tem impulsionado novas formas de relações sociais e de trabalho. Estas mudanças acontecem em tempos diferentes e em momentos sociais diferentes, impactando em mudanças na própria forma de ensinar a História. O presente estudo pretende discutir aspectos relacionados ao ensino da história, bem como a sua função social. Os resultados nos levam a crer que o ensino da história mudou, acompanhando os contextos das novas tecnologias de transmissão dos conteúdos. Atualmente professores tem se prestado a trabalhar com conteúdos históricos abertos e variados, que possam ser refletidos e adaptados a novos contextos. Não com conteúdos fechados, viciados  e determinados, como ainda acontece comumente em alguns lugares. A finalidade última do ensino da história, certamente é nos levar a um desfecho positivo em relação à vida democrática e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Cleber Ferreira Lima, Universidad San Carlos

Aluno Mestrado

Downloads

Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

Educação