Pancreatite em Clínica Médica de Pequenos Animais: uma Revisão de Literatura / Pancreatitis in Small Animal Medical Clinic: a Literature Review

Autores

  • Isabela da Costa Mack Universidade Potiguar (UnP)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2479

Palavras-chave:

Pancreatite, Inflamação, Pâncreas, Medicina Veterinária.

Resumo

A pancreatite consiste na inflamação do pâncreas, órgão responsável pela produção de enzimas digestivas, de insulina e glucagon, que são responsáveis por regular os níveis de açúcar no sangue. Sendo essa enfermidade comum em cães e gatos, o presente artigo tem como finalidade tratar a respeito da doença, seus sintomas, diagnóstico, tratamento e prognóstico a partir de uma revisão de literatura com base em artigos científicos coletados no Google Acadêmico, uma dissertação de mestrado, um trabalho de conclusão de curso e um artigo publicado em um site especializado em medicina veterinária. Ao fim, conclui-se que existem dois tipos da doença, o agudo e o crônico, e que o prognóstico será mais ou menos favorável dependendo do estado geral do paciente. Além disso, o tratamento recomendado consiste basicamente em fluidoterapia e administração de analgésicos, antimicrobianos e antieméticos, com possibilidade de transfusão de plasma para animais em estados mais graves, sendo pouco recomendada a intervenção cirúrgica em virtude dos altos riscos que esse procedimento oferece.

 

Palavras-chaves: Pancreatite; Inflamação; Pâncreas; Medicina Veterinária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela da Costa Mack, Universidade Potiguar (UnP)

Médica veterinária graduada pela Universidade Potiguar (UnP).

Referências

BERGOLI, Rodrigo; PESAMOSCA, Naiara Manfio; ROSSATO, Cristina Krauspenhar. Pancreatite aguda em um canino: relato de caso. XXI Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão, UNICRUZ, 2016.

CARDOSO, Catarina Flaspoehler Barreto Gomes. Abordagem da pancreatite canina e felina: do diagnóstico clínico ao diagnóstico histopatológico. Dissertação de Mestrado em Medicina Veterinária. Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária, 2015.

FERREIRA, Paula. Pancreatite: um mal que afeta cães e gatos. Gazeta News. Disponível em: https://gazetanews.com/pancreatite-um-mal-afeta-caes-gatos-saude-animal/. Acesso em 01/05/2020.

HOSPITAL VETERINÁRIO VETSET. Pancreatite. Disponível em: https://www.vetsete.com/admin/banners/201407181221-pancreatite_pdf.pdf. Acesso em 01/05/2020.

MARCATO, Juliana de Aguiar. Pancreatite em cães. Trabalho de conclusão de curso em Medicina Veterinária. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, Porto Alegre, 2010.

MOREIRA, Thaís de Almeida; GUNDIM, Lígia Fernandes; RONCHI, Alessandra Aparecida Medeiros. Patologias pancreáticas em cães: revisão de literatura. Arq. Ciênc. Vet. Zool. UNIPAR, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 109-115, abr./jun. 2017.

RONDELLI, M. C. H.; ONDANI, A. C.; TORTOLA, L.; GAVA, F. N.; BORIN, S.; OLVEIRA, M. C. de C.; CINTRA, T. C. F.; CANOLA, J. C.; CARCIOFI, A. C.; TINUCCI-COSTA, M. Manejo médico-nutricional da pancreatite aguda em cães: relato de caso. Nucleus Animalium, v.1, n.1, maio 2009.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão