Concepções Pedagógicas e Adequações Curriculares nas Escolas do Campo / Pedagogical Conceptions and Curricular Adaptations in Rural Schools
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2473Palavras-chave:
Concepções Pedagógicas, Adequações curriculares, Escolas do campoResumo
Uma educação contextualizada se apresenta como de fundamental importância para desmistificar essa realidade no campo, em geral, negativamente difundida. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções pedagógicas e adequações curriculares nas escolas do campo. A metodologia consistiu em revisão integrativa com base nos aportes teóricos de autores como Araújo (2017), cuja contribuição evidenciou a necessidade e importância de consolidação de uma base curricular contextualizada com a realidade dos alunos e a importância desses saberes para valorizar e promover o desenvolvimento local; Martins (2000); Nóvoa (1992), ao defender a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, na busca de dar sentido ao que se faz a cada instante; Antunes-Rocha (2012) que traz a compreensão de educação e desenvolvimento sustentável para o meio rural e em especial para a região semiárida; Lima e Melo (2016) traz em sua essência a dimensão politizadora da educação, compreendendo-a enquanto instrumento de humanização, libertação e emancipação dos sujeitos do campo. Os resultados nos levaram a crer que a modernidade traz muitos desafios no campo educacional, mas talvez o mais desafiador seja como nos adequar de forma rápida e, diante de tantas demandas novas? É possível que o currículo contextualizado seja uma das alternativas mais viáveis, para se atender a demanda educacional na contemporaneidade.
Downloads
Referências
ALVES, Rafael Santana. O impacto da proposta curricular e a ressignificação da prática pedagógica no âmbito das escolas do campo da rede pública municipal de ensino de Juazeiro-BA. Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB / 2017.
ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Territórios educativos na educação do campo: escola comunidade e movimentos sociais / Maria Isabel Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Martins, Aracy Alves Martins, [organizadoras]. – 2. ed. – Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2012. – (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5)
ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. O currículo e as práticas pedagógicas (des)contextualizadas da escola no campo do semiárido paraibano. Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação – UEPB / 2017 Campina Grande - PB.
ARAÚJO, Rafaela Santos. Atos curriculares na escola no campo: proposta para uma educação contextualizada / Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB / 2017 Jacobina - BA.
BEZERRA, Antonia Geane Costa; Dione Costa Bezerra. Gestão local do desenvolvimento sustentável: socializando o apreendido AACC – 1985 – 2003 / Ilustrações Leninha Costa. – Natal, 2006.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA. Brasília: 2010. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/dec_pres_7352_04112010.pdf> Acesso em: 15 fev. 2016.
LIMA, Elmo de Souza; MELO, Keylla Rejane Almeida. (Organizadores). Educação do Campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas. Teresina: EDUFPI, 2016.
MARTINS, Josemar da Silva. Educação com pé no chão do sertão: proposta político-pedagógica para as escolas municipais de Curaçá/Josemar da Silva Martins & Aurilene Rodrigues Lima – Curaçá, BA: SEME/ IRPAA/ DCH III, 2000.
NÓVOA, António (1992). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores (2ª ed.). Porto, Porto Editora, 1995.
PLANET, Young Digital / organizador - Educação no Século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar / [tradução Danielle Mendes Sales]. – São Paulo: Fundação Santillana, 2016.
RAMOS, Mozart Neves. Sem educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21 / [textos] Mozart Neves Ramos. — São Paulo: Moderna, 2019.
RIBEIRO, Ana Paula Santos Granja. Descolonização do currículo nas experiências de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro: um olhar sobre as escolas do campo no Sertão do São Francisco. Juazeiro, 2017. 187 f.
SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate à seca e a convivência com o semi-árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. / Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.
SOUZA, Ivânia Paula Freitas de. A gestão do currículo escolar para o desenvolvimento humano sustentável do semiárido brasileiro – São Paulo: Peirópolis, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.