Concepções Pedagógicas e Adequações Curriculares nas Escolas do Campo / Pedagogical Conceptions and Curricular Adaptations in Rural Schools

Autores

  • José Gilmar Magalhães Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2473

Palavras-chave:

Concepções Pedagógicas, Adequações curriculares, Escolas do campo

Resumo

Uma educação contextualizada se apresenta como de fundamental importância para desmistificar essa realidade no campo, em geral, negativamente difundida. O presente estudo objetivou uma discussão sobre as concepções pedagógicas e adequações curriculares nas escolas do campo. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com base nos aportes teóricos de autores como Araújo (2017), cuja contribuição evidenciou a necessidade e importância de consolidação de uma base curricular contextualizada com a realidade dos alunos e a importância desses saberes para valorizar e promover o desenvolvimento local; Martins (2000); Nóvoa (1992), ao defender a necessidade do diálogo entre escola e comunidade, na busca de dar sentido ao que se faz a cada instante; Antunes-Rocha (2012) que traz a compreensão de educação e desenvolvimento sustentável para o meio rural e em especial para a região semiárida; Lima e Melo (2016) traz em sua essência a dimensão politizadora da educação, compreendendo-a enquanto instrumento de humanização, libertação e emancipação dos sujeitos do campo. Os resultados nos levaram a crer que a modernidade traz muitos desafios no campo educacional, mas talvez o mais desafiador seja como nos adequar de forma rápida e, diante de tantas demandas novas? É possível que o currículo contextualizado seja uma das alternativas mais viáveis, para se atender a demanda educacional na contemporaneidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gilmar Magalhães, Florida Christian University

 

1 Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual Vale do Acaraú. Programa de Mestrado em Ciências da Educação pela Florida Christian University (2020). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Estado do Amapá..

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


 


 



Referências

ALVES, Rafael Santana. O impacto da proposta curricular e a ressignificação da prática pedagógica no âmbito das escolas do campo da rede pública municipal de ensino de Juazeiro-BA. Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB / 2017.

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Territórios educativos na educação do campo: escola comunidade e movimentos sociais / Maria Isabel Antunes-Rocha, Maria de Fátima Almeida Martins, Aracy Alves Martins, [organizadoras]. – 2. ed. – Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2012. – (Coleção Caminhos da Educação do Campo; 5)

ARAÚJO, Jefferson Flora Santos de. O currículo e as práticas pedagógicas (des)contextualizadas da escola no campo do semiárido paraibano. Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Educação – UEPB / 2017 Campina Grande - PB.

ARAÚJO, Rafaela Santos. Atos curriculares na escola no campo: proposta para uma educação contextualizada / Dissertação apresentada para obtenção do título de mestre pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB / 2017 Jacobina - BA.

BEZERRA, Antonia Geane Costa; Dione Costa Bezerra. Gestão local do desenvolvimento sustentável: socializando o apreendido AACC – 1985 – 2003 / Ilustrações Leninha Costa. – Natal, 2006.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária PRONERA. Brasília: 2010. Disponível em: <http://pronacampo.mec.gov.br/images/pdf/dec_pres_7352_04112010.pdf> Acesso em: 15 fev. 2016.

LIMA, Elmo de Souza; MELO, Keylla Rejane Almeida. (Organizadores). Educação do Campo: reflexões políticas e teórico-metodológicas. Teresina: EDUFPI, 2016.

MARTINS, Josemar da Silva. Educação com pé no chão do sertão: proposta político-pedagógica para as escolas municipais de Curaçá/Josemar da Silva Martins & Aurilene Rodrigues Lima – Curaçá, BA: SEME/ IRPAA/ DCH III, 2000.

NÓVOA, António (1992). Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.). Vidas de Professores (2ª ed.). Porto, Porto Editora, 1995.

PLANET, Young Digital / organizador - Educação no Século 21: tendências, ferramentas e projetos para inspirar / [tradução Danielle Mendes Sales]. – São Paulo: Fundação Santillana, 2016.

RAMOS, Mozart Neves. Sem educação não haverá futuro: uma radiografia das lições, experiências e demandas deste início de século 21 / [textos] Mozart Neves Ramos. — São Paulo: Moderna, 2019.

RIBEIRO, Ana Paula Santos Granja. Descolonização do currículo nas experiências de Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro: um olhar sobre as escolas do campo no Sertão do São Francisco. Juazeiro, 2017. 187 f.

SILVA, Roberto Marinho Alves da. Entre o combate à seca e a convivência com o semi-árido: transições paradigmáticas e sustentabilidade do desenvolvimento. / Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil, 2008.

SOUZA, Ivânia Paula Freitas de. A gestão do currículo escolar para o desenvolvimento humano sustentável do semiárido brasileiro – São Paulo: Peirópolis, 2005.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão