Apresentação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista / Presentation of Attention Deficit Disorder Symptoms and Hyperactivity in Children with the Diagnosis of Autistic Spectrum Disorder

Autores

  • Alexia Lima Lobato Universidade Ceuma
  • Ana Flávia Lima Teles da Hora Universidade Ceuma

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2471

Palavras-chave:

Autismo, TDAH, Comorbidade

Resumo

Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TN) são descritos nos sistemas de classificações como déficits manifestados na infância ocasionando prejuízos em diversas áreas como social, laboral e acadêmico. Dentre os TN estão o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). O presente estudo caracteriza-se como um estudo preliminar, quantitativo de caráter exploratório, tendo como objetivo avaliar a frequência dos sintomas de TDAH em 11 crianças/adolescentes entre 2 a 14 anos com o diagnóstico de autismo, assistidas no LAPITEA (Laboratório de Avaliação Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Relacionado). Para coleta de dados foram utilizados os instrumentos: Escala do Comportamento Adaptativo-Vineland, o CBCL/1,5-5 e CBCL/6-18 (Child Behavior Checklist) e o questionário SNAP-IV (Swanson, Nolan e Pelham – versão IV). Os dados foram analisados pelo software SPSS (Statistical Package for Social Sciense), versão 22.0. Obteve-se resultando significativos para sintomas de desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentes autistas de acordo com os relatos dos pais. O estudo contribuiu para obtenção de dados a respeito de possíveis correlações existentes entre o TEA e o TDAH. Contudo, a pesquisa conta com algumas limitações como o número pequeno da amostra e a rotatividade do LAPITEA, sugere-se para pesquisas futuras a ampliação da amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexia Lima Lobato, Universidade Ceuma

Discente de Psicologia, nono período da Universidade Ceuma.

Ana Flávia Lima Teles da Hora, Universidade Ceuma

Psicóloga. Doutora e Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com período de Doutorado Sanduíche como bolsista CAPES na Universidad de Murcia e no Hospital Clínico Universitário Virgen de la Arrrixaca - Espanha (2014-2015). Desenvolve trabalhos relacionados às áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Transtornos do Neurodesenvolvimento: Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Atualmente é professora e pesquisadora na Universidade Ceuma, e no Núcleo de Tecnologias para Educação da Universidade Estadual do Maranhão( UEMAnet/UEMA).

Referências

ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.2001.

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

CARTER, A. C .;VOLKMAR, F. R.; SPARROW, S. S.; WANG, J. J.; LORD, C.; DAWSON, G.; FOMBONNE, E.; LOVELAND, K.; MESIBOV, G.; SCHOPLER, E. The Vineland adaptable scales: Supplementary norms for individuals with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 28(4): 287-302, 1998.

Emerich, D,R; Carvalh, F, A; Melo, M, H,S. Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. . Rev. bras. educ. espec. Santa Maria, vol. 30, n 58, p. 389-403, 2017.

GJEVIK, E; SANDSTAD, B; ANDREASSEN,O; MYHRE, A; SPONHEIM, E. Exploring the agrément between questionnaire information and DSM-IV dignoses prychopathology in chilgren with autismo spectrum desordens. Austim. v. 19, n. 4, 2015.

GRZADZINSKI, R; Di MARTINO, A; BRADY, E; MAIRENA, A; O’NEALE, M; PETKOVA, E; LORD, C;CASTELLANOS, F. Examining Autistic Traits in Children with ADHD: Does the Autism Spectrum Extend to ADHD?. Autism Dev Disord. v.41, p. 1178-1191. 2011

HUTZ, C, S; BANDEIRA ,D, R; TRENTINI, C,M; KRUG, J,S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016

LECAVALIER, L; MCCRACKEN, CE; AMAN, MG; MCDOUGLE, CJ; MCCRACKEN, JT;TIERNEY, E; SMITH, T; JOHNSON, C; KING, B; HANDEN, B;SWIEZY, NB. Uma exploração de transtornos psiquiátricos concomitantes em crianças com transtorno do espectro do autismo. Psiquiatria abrangente. São Paulo, v.88, p, 57-64. 2019

MANSOUR, R; DOVI, A; T, LANE, D. M; LOVELAND, K. A; PEARSON, D. A. ADHD severity as it relates to comorbid psychiatric symptomatology in children with Autism Spectrum Disorders (ASD). Research in developmental disabilities. v.60, p. 52-60, 2018

MATTOS, P., SABOYA, E., KAEFER, H., KNIJNIK, M. P., SONCINI, N. Neuropsicologia do TDAH. Em Rohde, A. L., Mattos, P. , et al. Princípios e Práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed. 2003.

NAVA, Cecilia; PENA, J, A. Déficit de atención e hiperactividad en los trastornos del espectro autista. Invest. clín, Maracaibo , v. 52, n. 2, p. 195-204, 2011

REIS, H; PEREIRA, A, P; ALMEIDA, L. Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. Marília , v. 22, n. 3, p. 325-336, 2016

SADOCK, B. J; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica 11ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

SANTOS, L, F; VASCONCELOS, L, A. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças: Uma Revisão Interdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 4, p. 717-724, 2010

SIKORA, D. M; VORA, P; COURY, D. L; ROSENBERG, D. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms, Adaptative Functioning, and Quality of Life in Children With Autism pectrum Disorder. Pediatrics. v.130, n. 2, 2012.

SILVA, A,B,B. Mentes Inquetas TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade. São Paulo: Globo S.A, 2014.

SILVA, Micheline; MULICK, James A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009 .

SIMÕES, P. M. U. Análise de Estudos sobre Atenção Publicados em Periódicos Brasileiros. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 321-330, 2014

TEIXEIRA, D. E.P. Desenvolvimento da criança com autismo: percepções e expectativas de mães. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, 2014.

VOLKAR, F; WIESNER, L. Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2019.

WADDINGTON, F; HARTMAN, C; BRUIJN, Y; LAPPENSCHAAR, M; OERLEMANS, A; BUITELAAR, J; FRANKEL, B; ROMMELSE, N. An emotion recognition subtyping approach to studying the heterogeneity and comorbidity of autism spectrum disorders and attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Neurodevelopmental Disorders. v.10, n.31, 2018

WHITBOURNE, S.; HALGIN, R. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: AMGH, 2015.

YERYS, B.E; WALLACE, G.L; SOKOLOFF, J.L; SHOOK, D.A; JAMES, J.D, KENWORTHY, L. Attention deficit/hyperactivity disorder symptoms moderate cognition and behavior in children with autism spectrum disorders. Autism Research,v.2, n.6, p. 322-333, 2009.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos