Apresentação dos sintomas de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças com Diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista / Presentation of Attention Deficit Disorder Symptoms and Hyperactivity in Children with the Diagnosis of Autistic Spectrum Disorder
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2471Palavras-chave:
Autismo, TDAH, ComorbidadeResumo
Os Transtornos do Neurodesenvolvimento (TN) são descritos nos sistemas de classificações como déficits manifestados na infância ocasionando prejuízos em diversas áreas como social, laboral e acadêmico. Dentre os TN estão o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o TEA (Transtorno do Espectro Autista). O presente estudo caracteriza-se como um estudo preliminar, quantitativo de caráter exploratório, tendo como objetivo avaliar a frequência dos sintomas de TDAH em 11 crianças/adolescentes entre 2 a 14 anos com o diagnóstico de autismo, assistidas no LAPITEA (Laboratório de Avaliação Pesquisa e Intervenção em Transtorno do Espectro Autista e Quadros Relacionado). Para coleta de dados foram utilizados os instrumentos: Escala do Comportamento Adaptativo-Vineland, o CBCL/1,5-5 e CBCL/6-18 (Child Behavior Checklist) e o questionário SNAP-IV (Swanson, Nolan e Pelham – versão IV). Os dados foram analisados pelo software SPSS (Statistical Package for Social Sciense), versão 22.0. Obteve-se resultando significativos para sintomas de desatenção e hiperatividade em crianças e adolescentes autistas de acordo com os relatos dos pais. O estudo contribuiu para obtenção de dados a respeito de possíveis correlações existentes entre o TEA e o TDAH. Contudo, a pesquisa conta com algumas limitações como o número pequeno da amostra e a rotatividade do LAPITEA, sugere-se para pesquisas futuras a ampliação da amostra.
Downloads
Referências
ACHENBACH, T. M.; RESCORLA, L. A. Manual for the ASEBA School-Age Forms & Profiles. Burlington, VT: University of Vermont, Research Center for Children, Youth, & Families.2001.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. DSM-5: manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
CARTER, A. C .;VOLKMAR, F. R.; SPARROW, S. S.; WANG, J. J.; LORD, C.; DAWSON, G.; FOMBONNE, E.; LOVELAND, K.; MESIBOV, G.; SCHOPLER, E. The Vineland adaptable scales: Supplementary norms for individuals with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 28(4): 287-302, 1998.
Emerich, D,R; Carvalh, F, A; Melo, M, H,S. Rejeição e vitimização por pares em crianças com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. . Rev. bras. educ. espec. Santa Maria, vol. 30, n 58, p. 389-403, 2017.
GJEVIK, E; SANDSTAD, B; ANDREASSEN,O; MYHRE, A; SPONHEIM, E. Exploring the agrément between questionnaire information and DSM-IV dignoses prychopathology in chilgren with autismo spectrum desordens. Austim. v. 19, n. 4, 2015.
GRZADZINSKI, R; Di MARTINO, A; BRADY, E; MAIRENA, A; O’NEALE, M; PETKOVA, E; LORD, C;CASTELLANOS, F. Examining Autistic Traits in Children with ADHD: Does the Autism Spectrum Extend to ADHD?. Autism Dev Disord. v.41, p. 1178-1191. 2011
HUTZ, C, S; BANDEIRA ,D, R; TRENTINI, C,M; KRUG, J,S. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016
LECAVALIER, L; MCCRACKEN, CE; AMAN, MG; MCDOUGLE, CJ; MCCRACKEN, JT;TIERNEY, E; SMITH, T; JOHNSON, C; KING, B; HANDEN, B;SWIEZY, NB. Uma exploração de transtornos psiquiátricos concomitantes em crianças com transtorno do espectro do autismo. Psiquiatria abrangente. São Paulo, v.88, p, 57-64. 2019
MANSOUR, R; DOVI, A; T, LANE, D. M; LOVELAND, K. A; PEARSON, D. A. ADHD severity as it relates to comorbid psychiatric symptomatology in children with Autism Spectrum Disorders (ASD). Research in developmental disabilities. v.60, p. 52-60, 2018
MATTOS, P., SABOYA, E., KAEFER, H., KNIJNIK, M. P., SONCINI, N. Neuropsicologia do TDAH. Em Rohde, A. L., Mattos, P. , et al. Princípios e Práticas em TDAH. Porto Alegre: Artmed. 2003.
NAVA, Cecilia; PENA, J, A. Déficit de atención e hiperactividad en los trastornos del espectro autista. Invest. clín, Maracaibo , v. 52, n. 2, p. 195-204, 2011
REIS, H; PEREIRA, A, P; ALMEIDA, L. Características e Especificidades da Comunicação Social na Perturbação do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. Marília , v. 22, n. 3, p. 325-336, 2016
SADOCK, B. J; SADOCK, V. A.; RUIZ, P. Compêndio de psiquiatria: ciências do comportamento e psiquiatria clínica 11ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.
SANTOS, L, F; VASCONCELOS, L, A. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade em Crianças: Uma Revisão Interdisciplinar. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 26, n. 4, p. 717-724, 2010
SIKORA, D. M; VORA, P; COURY, D. L; ROSENBERG, D. Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder Symptoms, Adaptative Functioning, and Quality of Life in Children With Autism pectrum Disorder. Pediatrics. v.130, n. 2, 2012.
SILVA, A,B,B. Mentes Inquetas TDAH: Desatenção, Hiperatividade e Impulsividade. São Paulo: Globo S.A, 2014.
SILVA, Micheline; MULICK, James A.. Diagnosticando o transtorno autista: aspectos fundamentais e considerações práticas. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 29, n. 1, p. 116-131, 2009 .
SIMÕES, P. M. U. Análise de Estudos sobre Atenção Publicados em Periódicos Brasileiros. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 18, n. 2, p. 321-330, 2014
TEIXEIRA, D. E.P. Desenvolvimento da criança com autismo: percepções e expectativas de mães. 2014. 191 f. Dissertação (Mestrado)- Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, 2014.
VOLKAR, F; WIESNER, L. Autismo: Guia Essencial para Compreensão e Tratamento. Porto Alegre: Artmed, 2019.
WADDINGTON, F; HARTMAN, C; BRUIJN, Y; LAPPENSCHAAR, M; OERLEMANS, A; BUITELAAR, J; FRANKEL, B; ROMMELSE, N. An emotion recognition subtyping approach to studying the heterogeneity and comorbidity of autism spectrum disorders and attention-deficit/hyperactivity disorder. Journal of Neurodevelopmental Disorders. v.10, n.31, 2018
WHITBOURNE, S.; HALGIN, R. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: AMGH, 2015.
YERYS, B.E; WALLACE, G.L; SOKOLOFF, J.L; SHOOK, D.A; JAMES, J.D, KENWORTHY, L. Attention deficit/hyperactivity disorder symptoms moderate cognition and behavior in children with autism spectrum disorders. Autism Research,v.2, n.6, p. 322-333, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.