Pressupostos Pedagógicos Valorativos da Aprendizagem / Valuable Pedagogical Assumptions of Learning

Autores

  • Reinaldo da Costa Sacramento Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2468

Palavras-chave:

Valores humanos, Pressupostos pedagógicos, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente estudo objetivou uma discussão sobre os Pressupostos Pedagógicos valorativos da Aprendizagem. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014)Fonseca (2016); Freire (1983); Gasparim (2012 ); Leal, Miranda e Nova (2013); Santos (2013); Tapia e Fita (2010)  e demais pesquisadores, educadores e profissionais.  Os resultados parecem indicar que uma concepção de ensino que vise transformar o ambiente escolar, seja algo óbvio, tanto para a maioria dos educadores, quanto para os demais envolvidos no processo educativo. No entanto, muitos não parecem ter muito clara esta realidade. Políticas públicas de capacitação continuada que orientem o auto conhecimento do educador e, que estimulem a vivência e prática de valores humanos, seja de grande importância para a transformação que a sociedade necessita.

 

 

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Biografia do Autor

Reinaldo da Costa Sacramento, Florida Christian University

 1 Graduado em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Pará. Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade ATUAL e Especialista em Educação Global, Desenvolvimento Humano e Gestão da Inovação pela UNIFUTURO. Mestre em Ciências da Educação pela Florida Christian University (2020). Atualmente é professor de Língua Portuguesa no Estado do Amapá..

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

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Publicado

2020-05-30

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