Postura do Professor e Atuação Didática para uma Aprendizagem Significativa / Teacher's Posture and Teaching Practice for Meaningful Learning
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2467Palavras-chave:
Aprendizagem, Atuação didática, Aprendizagem significativaResumo
O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Postura do Professor e Atuação Didática para uma Aprendizagem Significativa. A metodologia consistiu em revisão integrativa com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014) e demais pesquisadores, educadores e profissionais que atuam e defendem uma melhoria tanto para a educação na zona rural, quanto nos métodos e metodologias utilizadas nas salas de ensino multisseriadas. Os resultados parecem indicar que cabe ao professor a tarefa de buscar recursos pedagógicos que impliquem em instigar no aluno, o comportamento crítico e indagador. Proporcionar sempre nas situações de sala de aula, grupos de discussões e outras ferramentas didáticas que estimulem o protagonismo dos alunos para questionar e buscar soluções criativas do tipo “... e se?...”. Estas criam oportunidades para levar os alunos a aprenderem a aprender e não, a repetir respostas prontas do livro didático.Downloads
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