Postura do Professor e Atuação Didática para uma Aprendizagem Significativa / Teacher's Posture and Teaching Practice for Meaningful Learning

Autores

  • Ana Alice Rodrigues de Sousa Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2467

Palavras-chave:

Aprendizagem, Atuação didática, Aprendizagem significativa

Resumo

O presente estudo objetivou uma discussão sobre a Postura do Professor e Atuação Didática para uma Aprendizagem Significativa. A metodologia consistiu em revisão integrativa  com os seguintes aportes teóricos de autores como: Freire (1979, 1993 e 1996), Gadotti (2007), Freire (2016), Borges (2005); Candau (2014); Carvalho (2006) e Riolfi (2014) e demais pesquisadores, educadores e profissionais que atuam e defendem uma melhoria tanto para a educação na zona rural, quanto nos métodos e metodologias utilizadas nas salas de ensino multisseriadas. Os resultados parecem indicar que cabe ao professor a tarefa de buscar recursos pedagógicos que impliquem em instigar no aluno, o comportamento crítico e indagador. Proporcionar sempre nas situações de sala de aula, grupos de discussões e outras ferramentas didáticas que estimulem o protagonismo dos alunos para questionar e buscar soluções criativas do tipo “... e se?...”. Estas criam oportunidades para levar os alunos a aprenderem a aprender e não, a repetir respostas prontas do livro didático.

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Biografia do Autor

Ana Alice Rodrigues de Sousa, Florida Christian University

 1 Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Especialista em sociologia pela PUC-MG e em Educação Profissional e Tecnológica, com Ênfase na Gestão pela Faculdade SEAMA no Estado do Amapá. Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2  Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 

 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão