As Contribuições da Capoeira na Educação / Capoeira's Contributions in Education

Autores

  • Tiago da Silva ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY
  • Paula Veruska Alexandre de Lima ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY
  • Raquel da Silva Mateus ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY
  • Edilne Maria Luna Bacurau Saraiva ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY
  • Juliana Alves Santana ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2466

Palavras-chave:

Capoeira, Educação, História, Luta

Resumo

A capoeira nos tempos atuais vem crescendo em quantidades de adeptos a sua prática, tanto no Brasil como em outros países, trabalhando educação tanto formal, como informal e não formal. Os praticantes desta arte unem um corpo mais saudável e uma mente mais aberta. É um esporte muito completo, unindo: força, flexibilidade e equilíbrio num jogo que é quase uma dança, não fossem pelos golpes deferidos pelos capoeiristas. O intuito deste trabalho de pesquisa é analisar através da história da capoeira a identidade cultural afro-brasileira, reconhecimento da mesma como luta, influências regionais cearenses para o crescimento da arte genuinamente brasileira e a força da Capoeira como educação na formação cidadã no exercício da cidadania. A população e a amostra da pesquisa serão qualitativas, sendo uma pesquisa bibliográfica, foram usados artigos e livros para levantar informações teóricas e históricas sobre o assunto para um questionamento sobre a capoeira como patrimônio brasileiro, cultura, luta e educação. Serão utilizados para as escolhas desses artigos aqueles que mais se adequam ao que se deseja questionar e levantar informações teóricas suficientes sobre o assunto, no intuito de ser o mais claro possível para não chegar às contradições que surgem em relação ao estudo da história da capoeira e sua origem, buscando, além disso, a importância da mesma para a formação educacional, cultural, histórico, social, difusora da língua portuguesa e identidade do povo brasileiro.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago da Silva, ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

1 Mestrando em Ciências da Educação (ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY). Pós Graduação em Matemática e Física (FJN). Licenciado em Educação Física (UNILEÃO). Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática (URCA). Bacharelando em Educação Física (UNINTA). EMAIL: [email protected];

Paula Veruska Alexandre de Lima, ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

2 Mestranda em Ciências da Educação (ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY). Pós graduação em Psicopedagogia (Instituto Vale do Soldado). Pós Graduação em Prática de Ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental (FIP). Licenciatura em Pedagogia (UVA). EMAIL: [email protected];

Raquel da Silva Mateus, ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

3 Mestranda em Ciências da Educação (ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY). Pós graduação em Psicopedagogia clínica e Institucional (FCC). Pós graduação em Educação Inclusiva com Ênfase em AEE (FJN). Licenciatura em Pedagogia (URCA). EMAIL: [email protected];

Edilne Maria Luna Bacurau Saraiva, ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

4 Mestranda em Ciências da Educação (ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY). Pós graduação em Psicopedagogia (UVA). Licenciatura Plena em Pedagogia (UVA). EMAIL: [email protected];

Juliana Alves Santana, ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY

5 Mestranda em Ciências da Educação (ABSOULUTE CHRISTIAN UNIVERSITY). Pós graduação em Docência do Ensino Superior (Faculdade Católica); Especialização Infantil, Língua Portuguesa e Artes pela URCA e Licenciatura em Língua Portuguesa (Estácio).

 

Referências

ABIB, P. R. J. Os velhos Capoeiras ensinam pegando na mão. Cad. Cedes, Campinas, Vol. 26, n. 68, p. 86-98, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.

ALMEIDA, R. C. A. A saga do mestre Bimba. Salvador: Ginga Associação de Capoeira, 1994.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental, 2003.

BREGOLATO, R. A. Cultura Corporal do Jogo. São Paulo: Icone, 2007 (Coleção educação física escolar: no princípio de totalidade e na concepção histórico-crítica Social; v.4).

BURIHAN, S. J. Capoeira Angola: um jogo, uma brincadeira de roda. Monografia (Licenciatura em Educação Física) -Faculdades Integradas Módulo; Caraguatatuba, 2003.

CAMPOS, H. Capoeira regional: a escola de Mestre Bimba/ Helio Campos (Mestre Xáreu). Salvador. EDUFBA, 2009.

CAPOEIRA, N. Capoeira: pequeno manual do jogador. 4. ed. Rio de Janeiro: Record, 1998.

COUTINHO, D. A Capoeira angola: manuscrito do mestre Noronha. Brasília: DEFER, 1993.

FILHO, A. A. D. A Herança de Mestre Bimba. Editoração eletrônica do texto,, revisão, criação e arte final da capa. 2ª edição, 1997.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registro de uma experiência em processo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

FREITAS, J. L. Capoeira na Educação Física: como ensinar? Curitiba: Editora Progressiva, 2007.

GOOH, J. L. Educação não formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Revista Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, Fundação Cesgranrio, v. 14, n. 50, p. 17 – 38, jan./mar, 2006.

GOOH, J.L. Educação não formal e cultura política. ed. São Paulo: Cortez, 2011 c.

GOOH, M. G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. publ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27-38, Jan./Mar. 2006. Disponível em http://www.Scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405. pdf. Acesso em 22/ de Set. 2018.

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogo, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

LUSSAC, R. M. P. Especulações acerca das possíveis origens indígenas da capoeira e sobre as contribuições desta matriz cultural no desenvolvimento do jogo-luta. Rev. bras. Educ. fís. Esporte vol.29, n°.2, São Paulo. Apr./june, 2015.

MACUL, M. V. S. Capoeira: luta de resistência à violência. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ-2º Seminário-Ano 2008.

MACIEL, K. F. O Pensamento de Paulo Freire na trajetória da educação popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, v.2, n.2, p. 326-344, jul./dez. 2011.

MARANDINO, M. SELEES, S. E. FERREIRA, M. S. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo: Cortez, 2009.

MARINHO, I.P. A Ginástica Brasileira-Resumo do Projeto geral. Brasília, 2ª edição, 1982.

NETO, J. O. F. A história da Capoeira Cearense: da visita de Mestre Bimba aos eventos intelectuais. XII Encontro de Pós-Graduação e pesquisa. Universidade de Fortaleza, 22 à 26 de outubro de 2012.

O POVO, Jornal de 7 de Fevereiro de 1955.

OLIVEIRA, J. L. (Mestre Bola Sete). A capoeira angola na Bahia. Salvador: EGBA, Fundação dos Antes, 1989.

OLIVEIRA, R. I. R. GASTAL, M. L. Educação Formal da Sala de Aula- Olhares sobre o Ensino de Ciências utilizando espaços não formais. In: VII ENPEC- Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianopolis, 2009.

OLIVEIRA, J. P. LEAL, L. A. P. Capoeira, Identidade e Gênero (Ensaios sobre a história social da capoeira no Brasil). Salvador-BA, EDUFBA, 2009.

PASTINHA, V. F. A Capoeira Angola por Mestre Pastinha. Salvador. Edição do autor, 1968.

PAULA, T. R. BEZERRA, W. P. As vantagens do ensino da capoeira nas aulas de Educação Física Escolar. Revista Digital- Buenos Aires. Nº 188. Enero. 2014. http://www. Efdeportes.com/

PIRES, A. L. C. S. Bimba, Pastinha e Besouro Manganga: três personagem da Capoeira Baiana. Tocantins/Goiania: NEAB/Grafset, 2002.

PORTO, D. S. A Capoeira na cultura brasileira: Um resgate histórico. Revista Digital- Buenos Aires. Nº 142- Marzo, 2010.

REGO, W. Capoeira angola: ensaio etnográfico. Salvador: Itapuã, 1968.

REIS, L. V. S. O mundo de pernas para o ar. 1997, p. 155-175.

ROCHA, L. C. K. Teses que comprovam a brasilidade da Capoeira. Rev. Prat. Capoeira. 2002, 17:10-3.

SILVA, J. M. F. A linguagem do corpo na capoeira. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.

SILVA, A. J. P. A capoeira e a arte da capoeiragem: ensaio socioetmológico. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2003.

SOARES, E. B. JULIO, M. G. A Inserção da Capoeira na Formação docente de Educação Física, Pensar a Prática, Goiânia, vol.13, n°03, p.01-14, Set/Dez-2010.

VIEIRA, S. L. S. As influências do positivismo e do higienismo nos primórdios da Educação Física e na Ginástica Nacional Brasileira (Capoeira). O mundo da Saúde São Paulo, out./dez. 31(4): 500-510, 2007.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos