Monitoria em Bioestatística na Enfermagem: Um relato de experiência / Monitoring in Biostatistics in Nursing: An experience report

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2462

Palavras-chave:

Ensino, Estudante de Enfermagem, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: relatar a experiência da monitoria na disciplina de Bioestatística em enfermagem. Métodos: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da monitoria em bioestatística, no período de abril a julho de 2019. Resultados: a disciplina foi desenvolvida com atividades baseadas em metodologias ativas, onde o discente atuou como parte integrante na construção do conhecimento e trabalhou de forma individual e coletiva, tendo responsabilidades durante todo o processo de aprendizagem. A qualificação acontece mediante, o constante apoio pedagógico, propiciado pelo programa da monitoria, que despertou o interesse dos discentes durante todas as atividades teóricas e práticas. Conclusão: durante a oferta desse componente curricular, não houve grandes dificuldades em meio a realização das atividades, contudo, as especificidades de alguns conteúdos da disciplina representam um desafio no processo ensino-aprendizagem, sendo possível sua superação mediante compromisso e dedicação dos discentes durante toda a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cavalcanti Coêlho de Macêdo, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Graduanda em Enfermagem

Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Doutora em Inovação Terapêutica e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco Campus Petrolina

Rosana Alves de Melo, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Inovação Terapêutica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Feira de Santana. Professora Adjunta da Universidade  Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Referências

AGUIAR, J. et al. Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre. In: SEMINÁRIO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPE),6., 2016. Chapecó. Anais, n.1, 2016.

BELTRAN, J. (1996). Concepto, desarrollo y tendencias actuales de la Psicología de la instrucción. In J. Beltran, & C. Genovard (Eds.). Psicología de la instrucción: variables y procesos básicos (v. 1 pp.19-86). Madrid: Síntesis/Psicología.

BERBEL, N. A. N. A problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Interface Comun Saúde Educ 1998; 2:139-54.

BOGGINO, N. A avaliação como estratégia de ensino. Avaliar processos e resultados. Sísifo, n. 9, p. 79-86/EN 79-86, 2016.

CARPIGIANI, B. Psicologia: das raízes aos movimentos contemporâneos. São Paulo: Pioneira, 2000.

COGGON, D. A Importância da Estatística na Pesquisa em Saúde. Cogitare Enfermagem, v. 20, n. 1, p. 10, 2015.

FERREIRA, V. G.; OLIVEIRA, R. R. A importância da estatística na área da saúde. Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, 2016.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1, p. 133-153, 2016.

IGNÁCIO, S. A. Importância da estatística para o processo de conhecimento e tomada de decisão. Nota técnica Ipardes, Curitiba, n.6, out. 2010.

KEKI, D. R. A estatística no cotidiano. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, Assis, 2010.

LOPES, B. et al. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Revista Brasileira de Oftalmologia, v. 73, n. 1, p. 16-22, 2014.

MATOSO, L. M. L. A importância da monitoria na formação acadêmica do monitor: um relato de experiência. CATUSSABA-ISSN 2237-3608, v. 3, n. 2, p. 77-83, 2014.

MOREIRA, M.A.; MASINI, E.A.F.S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Editora Moraes, 1982.

OKANE, E. S. H.; TAKAHASHI, R. T. O estudo dirigido como estratégia de ensino na educação profissional em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 40, n. 2, p. 160-169, 2006.

SCHNEIDER, M. S. P. S. Monitoria: instrumento para trabalhar com a diversidade de conhecimento em sala de aula. Revista Eletrônica Espaço Acadêmico, v. Mensal, p. 65, 2006.

SCHNEIDER, J.; ANDREIS, R. Contribuições do Ensino de Estatística na Formação Cidadã do Aluno da Educação Básica. 2015.

ROSÁRIO, P. et al. Auto-regular o aprender em sala de aula. In: ABRAHÃO, M. H. M. B. (Org.). Professores e alunos: aprendizagens significativas em comunidades de prática educativa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 115-132.

Tavares, J. (2003). Formação e inovação no Ensino Superior. Porto: Porto Editora.

CONCEIÇÃO, E. et al. A importância da monitoria acadêmica no processo de ensino-aprendizagem na formação dos alunos de fisioterapia e medicina: relato de experiência. Campina Grande, Realize, 2017.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Relato de Experiência