Breve Análise Pscianalítica d’o Pequeno Príncipe: Uma (Re)Interpretação Atualizada / Brief Psychoanalytic Analysis of the Little Prince: An Updated (Re) Interpretation
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2442Palavras-chave:
Freudiano. Análise Literária. Literatura e Psicanálise.Resumo
O presente estudo interpretativo preza por apresentar fatos que fazem a vida de Antoine Saint de Exupéry entrelaçar-se ao enredo da sua mais famosa obra O Pequeno Príncipe, motivo que a torna um escrito plurissignificativo, em suas entrelinhas, diante de célebres frases e símbolos representados na narrativa. O que se objetiva ao efetivar tal linha de estudo é, através de confrontos entre biografia e obra, consolidar possibilidades fundamentadas de que há fortes aspectos ligados aos seu percurso de vida, essas, se valeram do método psicanalítico, a partir dos estudo freudianos. Para Freud, ela se concretiza pela interpretação das ações inconscientes, na intrínseca significação das palavras e/ou nas dinâmicas imaginárias, desta forma, todos esses aspectos constam subjetivamente aliados aos enunciados propostos na fábula mais renomada do autor francês. Os métodos utilizados se deram de forma bibliográfica e qualitativa, uma vez que utiliza as análises de base literária e psicanalítica para construir/identificar os resultados, tendo a criação artística como fonte primária. Como conclusão, a pesquisa identificou uma relação psicológica entre o autor e sua produção que se valida diante da psicanálise, na categoria analítica e em seus subdesenvolvimentos teóricos, mantendo os arquétipos do inconsciente coletivo e do processo de individualização presentes no enredo da obra.
Downloads
Referências
BECKEL, Gilcia Gil. Literatura e Psicanálise: Qual a relação?. Disponível em: <http://www.elba-br.org/elb-publicacoes/pdf/literatura-psicanalise.pdf> Acessado em 05 de Junho de 2017.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004.
GUBERT, Paulo Gilberto. Alter ego e outrem: Ricoeur e o problema do outro. Disponível em: < http://sites.unifra.br/Portals/1/Numero10/Gubert_06.pdf> Acessado em 04 de Julho de 2017.
HERRMANN, Fábio. O que é Psicanálise. São Paulo, Abril Cultural/Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos, 12).
IVAZAKI, Ana Claudia Dias; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Capoeira e literatura infantil: Construindo pontes através da sequência didática interativa. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID3449_19082016172602.pdf> Acessado em 25 de Maio de 2017.
PASSAMANI, Caio Raphael. 15 curiosidades d’O Pequeno Príncipe e de Antoine De Saint-Exupéry. Disponível em: < http://literatortura.com/2014/02/15-curiosidades-relacionadas-antoine-de-saint-exupery-e-sua-obra-prima-o-pequeno-principe/ > Acessado em 08 de junho de 2017.
POUND, Ezra. O ABC da Literatura. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.
RIBEIRO, Maria Goretti. Imaginário da Serpente de A a Z [Livro eletrônico]. Campina Grande: eduepb, 2017.
TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. 2a ed. - Rio de Janeiro: 2009.
p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.