Breve Análise Pscianalítica d’o Pequeno Príncipe: Uma (Re)Interpretação Atualizada / Brief Psychoanalytic Analysis of the Little Prince: An Updated (Re) Interpretation

Autores

  • Roberto Remígio Florêncio Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão - PE Breve Análise Pscianalítica d’o Pequeno Príncipe: Uma (Re)Interpretação Atualizada http://orcid.org/0000-0003-3590-9022
  • Rafael da Silva França Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Vlader Nobre Leite Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2442

Palavras-chave:

Freudiano. Análise Literária. Literatura e Psicanálise.

Resumo

O presente estudo interpretativo preza por apresentar fatos que fazem a vida de Antoine Saint de Exupéry entrelaçar-se ao enredo da sua mais famosa obra O Pequeno Príncipe, motivo que a torna um escrito plurissignificativo, em suas entrelinhas, diante de célebres frases e símbolos representados na narrativa. O que se objetiva ao efetivar tal linha de estudo é, através de confrontos entre biografia e obra, consolidar possibilidades fundamentadas de que há fortes aspectos ligados aos seu percurso de vida, essas, se valeram do método psicanalítico, a partir dos estudo freudianos. Para Freud, ela se concretiza pela interpretação das ações inconscientes, na intrínseca significação das palavras e/ou nas dinâmicas imaginárias, desta forma, todos esses aspectos constam subjetivamente aliados aos enunciados propostos na fábula mais renomada do autor francês. Os métodos utilizados se deram de forma bibliográfica e qualitativa, uma vez que utiliza as análises de base literária e psicanalítica para construir/identificar os resultados, tendo a criação artística como fonte primária. Como conclusão, a pesquisa identificou uma relação psicológica entre o autor e sua produção que se valida diante da psicanálise, na categoria analítica e em seus subdesenvolvimentos teóricos, mantendo os arquétipos do inconsciente coletivo e do processo de individualização presentes no enredo da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, Universidade Federal da Bahia - UFBA/ IF Sertão - PE Breve Análise Pscianalítica d’o Pequeno Príncipe: Uma (Re)Interpretação Atualizada

Doutorando em Educação - UFBA; Professor Língua Portuguesa - IF Sertão - PE; Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Graduado em Letras (UPE) e em Pedagogia (UNEB).

Rafael da Silva França, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestrando em Educação (UPE); Especialista em Psicopedagogia (FACESP), Licenciado em Letras (UPE).

Vlader Nobre Leite, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Letras (FPB); Bacharel em Direito (IPE-PB) e Licenciado em Letras (UFPB). Professor Efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE).

Referências

BECKEL, Gilcia Gil. Literatura e Psicanálise: Qual a relação?. Disponível em: <http://www.elba-br.org/elb-publicacoes/pdf/literatura-psicanalise.pdf> Acessado em 05 de Junho de 2017.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários Escritos. Rio de Janeiro: Duas cidades, 2004.

GUBERT, Paulo Gilberto. Alter ego e outrem: Ricoeur e o problema do outro. Disponível em: < http://sites.unifra.br/Portals/1/Numero10/Gubert_06.pdf> Acessado em 04 de Julho de 2017.

HERRMANN, Fábio. O que é Psicanálise. São Paulo, Abril Cultural/Brasiliense, 1984. (Coleção Primeiros Passos, 12).

IVAZAKI, Ana Claudia Dias; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Capoeira e literatura infantil: Construindo pontes através da sequência didática interativa. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV056_MD1_SA17_ID3449_19082016172602.pdf> Acessado em 25 de Maio de 2017.

PASSAMANI, Caio Raphael. 15 curiosidades d’O Pequeno Príncipe e de Antoine De Saint-Exupéry. Disponível em: < http://literatortura.com/2014/02/15-curiosidades-relacionadas-antoine-de-saint-exupery-e-sua-obra-prima-o-pequeno-principe/ > Acessado em 08 de junho de 2017.

POUND, Ezra. O ABC da Literatura. São Paulo: Editora Cultrix, 2007.

RIBEIRO, Maria Goretti. Imaginário da Serpente de A a Z [Livro eletrônico]. Campina Grande: eduepb, 2017.

TODOROV, Tzvetan. A Literatura em Perigo. 2a ed. - Rio de Janeiro: 2009.

p.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos