Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem / Active Methodologies and Technological Resources in the Teaching and Learning Processes

Autores

  • Carlos Eugenio de Castro Almeida Florida Christian University, Orlando, Florida - USA
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2441

Palavras-chave:

Tecnologia. Prática pedagógica. Aprendizagem

Resumo

Este estudo objetivou uma discussão a respeito das Metodologias Ativas e Recursos Tecnológicos nos Processos de Ensino e Aprendizagem  e suas contribuições no contexto de sala de aula. Os novos recursos tecnológicos apesar de indispensáveis para a colaboração dos processos de ensino e aprendizagem, ainda representam um desafio para muitos profissionais da educação. Trata-se de uma revisão integrativa que levou em conta as idéias dos seguintes autores: Ramos (2013) a partir do momento em que a instituição escolar, os professores, a gestão participativa incluir de forma colaborativa as tecnologias com o viés de contribuição para o ensino e aprendizagem; Sancho (2006); Ramos (2012) que possibilitam visualizar a importância dos meios tecnológicos e destaca a reflexão sobre o uso dessas ferramentas; Xavier (2015) aborda as relações educador e educando e como a formação continuada oportuniza essa relação pedagógica; Campos (2011) a formação do professorado precisa contemplar novas habilidades que propiciem as ferramentas tecnológicas em espaços de mediação no processo de ensino e aprendizagem; Mendonça e Leite (2009) no tocante as metodologias ativas não são novidades, visto que têm se destacado refletindo sobre a função do docente e do educando no processo de ensino e aprendizagem; Padilha, (2018) a Metodologia Ativa é uma estratégia que põe o alunado como fundamentais agentes de seu aprendizado. Os resultados demonstraram que dominar as novas tecnologias como um instrumento que possibilite ampliar o papel ativo dos alunos, leva a um aprendizado mais significativo sobre si, sobre os outros e sobre o mundo social real. Para tanto, a capacitação docente contínua em ferramentas inovadoras são fundamentais. Neste sentido, são bem vindas políticas públicas mais eficazes em atendimento a essa demanda docente.

 

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Biografia do Autor

Carlos Eugenio de Castro Almeida, Florida Christian University, Orlando, Florida - USA

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Licenciatura Plena em química pela Universidade Estadual do Ceará e Graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará. Possui Pós-Graduação (Especialização) em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu (FAT).

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

 

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigo de Revisão