A Importância da Educação Empreendedora nos processos de Ensino e Aprendizagem / The Importance of Entrepreneurial Education in the Teaching and Learning processes

Autores

  • Andreuma Guedes Ferreira Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2440

Palavras-chave:

Educação empreendedora. Práxis. Empreendedorismo

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem exige inúmeras demandas, onde o ato de educar inclui aspectos diversos, sejam eles de ordem estrutural, políticas e/ou metodológicas. Diante desta premissa acrescenta-se que as discussões em volta das práticas pedagógicas ainda são alvo de muitas pesquisas e discussões nos últimos anos no meio acadêmico. O presente estudo objetivou discutir sobre  a Importância da Educação Empreendedora nos processos de Ensino e Aprendizagem. Metodologicamente, utilizou-se de revisão integrativa baseada em autores como: Dolabela (2013); Filion, (1999); Dornelas, (2014); Saviani (2011) e Minello (2014); assim como outros pesquisadores, profissionais e visionários da educação, que acreditam na educação empreendedora como uma importante metodologia a ser inserida na sala de aula por meio de professores, currículo e práticas pedagógicas. Os resultados demonstraram que a educação empreendedora nos espaços educacionais pode vir a ser uma importante estratégia pedagógica, uma vez que ajudará em uma melhor colocação profissional dos educandos. Esta pode garantir ao adolescente e futuro trabalhador uma oportunidade de se colocar não apenas no mercado, mais também perante a sociedade de forma mais capacitada, com possibilidade de participação crítica, numa sociedade política, social, e cultural, com maior consciência de todos os fenômenos que o rodeiam.

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Biografia do Autor

Andreuma Guedes Ferreira, Florida Christian University

1 Mestrado Em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Florida - USA. Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá; Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá. Professora do Instituto Federal do Amapá, Brasil.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos