Por uma Educação Transdisciplinar

Autores

  • Gislene Farias de Oliveira Universidade Federal do Ceará - UFC/CE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i21.244

Palavras-chave:

Educação, Transdisciplinaridade, diálogos pedagógicos

Resumo

A transdisciplinaridade tem sido temática recorrente nos diálogos pedagógicos. Quando pensamos numa dimensão transdisciplinar, imaginamos algo multifacetado, que envolve os vários aspectos de um determinado objeto. Na presente discussão, transdisciplinaridade estará relacionada a implicações de natureza educacional. A educação, baseada na transdisciplinaridade e apoiada nas muitas dimensões humanas possíveis, vai além do racionalismo clássico, quando passa a reconhecer a  importância das emoções, e da intuição nas diversas possibilidades de produção do conhecimento humano. Este periódico encontra-se sintonizado com seu tempo, quando se permite ser um veículo transdisciplinar de reflexões sobre a realidade, possibilitando a discussão de estratégias transdisciplinares para criação de novos cenários de saberes.

 

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Biografia do Autor

Gislene Farias de Oliveira, Universidade Federal do Ceará - UFC/CE

Professora Associada da Universidade Federal do Ceará

Referências

MORIN, Edgar. Os sete sabers necessaries à educação do futuro. São Paulo, Cortez, 1995.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999

SANTOS, Akiko. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Rev. Bras. Educ., Abr 2008, vol.13, no.37, p.71-83. ISSN 1413-2478

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Publicado

2013-11-22

Edição

Seção

Editorial