A Evolução na Educação dos Surdos no Brasil / The Evolution on Deaf Education in Brazil

Autores

  • Maria Lúcia Coêlho Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University, Orlando

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2435

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas. Educação do surdo. Inclusão

Resumo

O estudo reflete as concepções históricas e significativas no processo da educação inclusiva dos discentes surdos. A escolha do tema evidencia a importância dessas práticas na aprendizagem e inclusão educativa dos surdos. Trata-se de uma revisão integrativa à partir dos seguintes autores: à partir dos seguintes autores: Silva (2018) Sobre a Transdisciplinaridade, complexidade e a produção de conhecimentos pertinentes para a inclusão educacional; Domingos (2014) que destaca as práticas pedagógicas de inserção de discentes surdos; Moran (2000) evidencia a perspectiva do ensino aberto às diferenças e a capacidade do aluno superar dificuldades; Vieira e Molina (2018) manifestam-se quanto à gestão e ensino a surdos. Quanto à educação do discente surdo na contemporaneidade, Slomski (2019) evidencia a leitura bilíngue para o surdo e, a aprendizagem da escrita e leitura de mundo. Os resultados nos levaram a crer que é fundamental o olhar do professor e de toda a equipe escolar para o público da educação especial. Não apenas como um direito e uma garantia legal, mas pela necessidade de integrar essa parcela da população escolar.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Coêlho, Florida Christian University

1  Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Flórida, USA.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University, Orlando

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].



 



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Publicado

2020-05-30

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