Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas / Historical Conceptions of Literacy in Reading and Writing in the context of public schools

Autores

  • Alessandra de Jesus Lobato Florida Christian University.
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2433

Palavras-chave:

Aprendizagem. Educação Básica. Formação. Alfabetização

Resumo

O presente estudo discute Concepções Históricas da Alfabetização na Leitura e Escrita no contexto das escolas públicas. Trata-se de uma estudo de revisão integrativa, utilizando como aporte teórico autores como: Rojo (2015), Soares (2018), Libâneo (2008) Ferreiro e Teberosky (2007) e Freire (1996). Os resultados nos levaram a crer que é preciso que as políticas públicas estaduais e municipais, busquem avaliar melhor as premissas aqui descritas, e proponham capacitações continuadas mais adequadas na formação dos educadores da Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Alessandra de Jesus Lobato, Florida Christian University.

1  Mestrado em Educação pela Florida Christian University, Orlando, Flórida, USA. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Especialista em Coordenação pedagógica pelo Instituto de Ensino Superior do Amapá.  (2010). Docente efetiva do Estado do Amapá.

Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].



 

 

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Publicado

2020-05-30

Edição

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