Metodologias Aplicadas no Ensino de Química / Methodologies Applied In Teaching Chemistry

Autores

  • Maria Regina de Souza Cardoso Florida Christian University
  • Joelson Rodrigues Miguel Florida Christian University

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2432

Palavras-chave:

Ensino de química. Práticas pedagógicas. Metodologias educativas

Resumo

O presente trabalho pretende uma discussão sobre a realidade sobre as práticas pedagógicas assistidas no âmbito educativo do ensino da química, que possibilite uma reflexão ativa da atuação docente. O objetivo geral foi refletir sobre as práticas metodológicas necessárias e vigentes para o estudo da química. A metodologia consistiu em revisão integrativa,  com aportes teóricos de autores como: Tardif (2014), Moran (2015), Berbel (2011), e chassot (1990), dentre outros.  Os resultados levaram a crer que o uso de metodologias alternativas tendem a  minimizar as diferenças e diversidades entre os alunos, por conta do envolvimento que proporciona o trabalho coletivo, e também pela motivação que proporciona os momentos de interação e aprendizagem.

 

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Biografia do Autor

Maria Regina de Souza Cardoso, Florida Christian University

1Mestrado Em Educação pela Florida Christian University. Graduação em Química pela Universidade do Estado do Amapá. Especialização em Supervisão Escolar. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional.


 

 


Joelson Rodrigues Miguel, Florida Christian University

2 Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade Autónoma de Asunción – PY.  Pós-Doutorado pela Universidade Autónoma de Asunción – PY. Pós-Doutorando pela Florida Christian University. Participa dos programas de Educação EAD, Education Without Borders Program. Orientador de Dissertações e Teses pela  Florida Christian University. Autor correspondente: [email protected].


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Publicado

2020-05-30

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