Cultura Informacional e a Mediação da Informação Contábil / Informal Culture and the use of Accounting Information

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2419

Palavras-chave:

Mediação da Informação, Informação Contábil, Cultura informacional.

Resumo

A mediação da informação envolve o receptor, uma situação/contexto e um mediador. Nesse sentido, o profissional da informação como agente mediador atua por meio da socialização e do compartilhamento de informações de forma que o receptor se aproprie da informação, processo no qual de posse da informação significativa é capaz de subsidiar a tomada de decisão. Para tanto, atribui-se que o êxito da mediação é resultado da cultura informacional. Como objetivo geral, pretende-se refletir a cultura informacional como alicerce para a mediação da informação e também sobre o papel do profissional contábil como agente mediador. Para isso, estabeleceu-se como procedimento metodológico a execução de uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa do tipo descritiva e exploratória, tendo como método o estudo de caso múltiplo. Como resultado, foi possível identificar na cultura informacional o alicerce que viabiliza a mediação da informação nas práticas do profissional contábil em relação às necessidades informacionais dos stakeholders. Com isso, considera-se a cultura informacional como alicerce da mediação da informação, pois estimula o comportamento informacional dos stakeholders na valorização, compartilhamento, acesso e apropriação da informação contábil de forma que subsidie a tomada de decisão.

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Biografia do Autor

Sara Barbosa Gazzola, UNESP

Contadora, Docente universitária e de cursos técnicos, mestranda em Ciência da Informação.

Luana Maia Woida, UNESP

Docente PPGCI Unesp; Docente FATEC.

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Publicado

2020-05-30

Edição

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Artigos