Mulheres Chefes de Domicílio e Empreendedoras / Household Heads and Entrepreneurs

Autores

  • Kátia Patrício Félix Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2411

Palavras-chave:

Empreendedorismo, empreendedorismo feminino, chefas de domicílio.

Resumo

Este presente trabalho versa sobre a inserção da mulher no empreendedorismo, atravessado pela sua designação histórico-social como chefas de domicílio – responsáveis pela manutenção da família. Portanto, tem como objetivo central indagar sobre qual(is) dificuldade(s) as mulheres enfrentam no processo de inserção ao mercado empreendedor hegemonicamente constituído por homens. O método de pesquisa delineou-se por uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados artigos publicados em periódicos científicos, bem como em anais de eventos, além de livros disponibilizados pelas plataformas do Google. Por fim, os resultados discorreram sobre a abertura do mercado empreendedor para o público feminino desde o século XX (fortemente motivada pela Constituição Federal de 88). Entretanto, da mesma forma é notório as dificuldades que atravessam essa inserção. Essas dificuldades se relacionam com o processo de construção histórico-social do gênero feminino. Problemas de viés familiar (papel de principal mantenedora da família), social (sem suporte financeiro), além de dificuldades mascaradas nas organizações – “teto de vidro” – estão presentes no processo. Mesmo diante dessas dificuldades, o gênero está conseguindo conciliar o âmbito profissional com outros âmbitos de sua vida, pois possuem perfil de empreendedora e estão ganhando espaço nas lutas sociais (vide o feminismo).

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Biografia do Autor

Kátia Patrício Félix, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), polo em Iguatu. Pós-graduanda em Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).

Experiência em Administração de Empresas.

 

[1] Aluna no curso de pós-graduação de Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Contato: [email protected];.

[1] Professora especialista no curso de pós-graduação em Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Contato: [email protected].

 

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS).


[2] Professora especialista no curso de pós-graduação em Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Contato: [email protected].

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos