Estudo do cumprimento da legislação ambiental em um cemitério da cidade de Senhor do Bonfim-BA / Study of compliance with environmental legislation in a cemetery in the city of Senhor do Bonfim-Bahia (Brazil)

Autores

  • Maria Roberta Rodrigues de Souza Faculdade de Candeias
  • Kellison Lima Cavalcante Faculdade de Candeias

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2403

Palavras-chave:

Necrochorome, Impacto Ambiental, Legislação Ambiental

Resumo

Qualquer que seja o tipo de atividade ou empreendimento sempre acarreta modificações ambientais. Podendo ser de caráter irreversível ou temporário. Cemitérios construídos de forma inadequada podem provocar graves danos ao meio ambiente e à população. O objetivo neste trabalho foi analisar as condições ambientais do cemitério São Lázaro, em Senhor do Bonfim, BA. Foi aferido o perímetro do cemitério, com utilização de trena e GPS. Foi realizada investigação dos túmulos do cemitério São Lázaro, observando as condições de escapamento de gases das sepulturas, destino e escoamento dos líquidos oriundos da coliquação, distância da área de sepultamento em relação ao perímetro do cemitério e relacionada com as resoluções do CONAMA nº: 335, 368 e 402. Pode-se concluir que na implantação do cemitério São Lázaro não foram feitos os estudos geológicos e hidrogeologicos do local, constituindo-se assim, uma possível fonte de contaminação ambiental. Faz-se necessário a manutenção e gerenciamento do cemitério para que cumpra as exigências do CONAMA, resoluções 335/2003 e 368/2006, assim como, readaptar as construções dos jazigos de forma a manter a troca gasosa entre a construção tumular e o ambiente externo, e facilitar a putrefação do cadáver. Com o gerenciamento ambiental do cemitério, critérios de controle ambiental podem ser estabelecidos para prevenção da possível contaminação do solo e da água, além de minimizar riscos que possam afetar a saúde pública.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Roberta Rodrigues de Souza, Faculdade de Candeias

[1] Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitarista (FPAG), licenciada em Pedagogia (Faculdade de Candeias).

  E-mail: [email protected];

Kellison Lima Cavalcante, Faculdade de Candeias

[2] Licenciado em Biologia (Faculdade de Candeias), licenciado em Filosofia (UFPI), Mestre em Tecnologia Ambiental (ITEP). Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). E-mail: [email protected].


 




Referências

ALMEIDA, A. M.; MACÊDO, J. A. B. Parâmetros físico-químicos de caracterização da contaminação do lençol freático por necrochorume. In: SEMINÁRIO DE GESTÃO AMBIENTAL - Um convite a Interdisciplinaridade; Juiz de Fora: Instituto Viana Junior, 2005. Disponível em: http://www.tratamentodeagua.com.br/r10/Lib/Image/art_125263061_contaminacao_por_necrochorume.pdf. Acessado em: 30 dez. 2019.

BAYARD, Jean-Pierre. Sentido Oculto dos Ritos Mortuários: morrer é morrer? 4º ed. Tradução Benôni Lemos. São Paulo: Paulus, 1996.

BRASIL. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução nº 335, de 3 de abril de 2003. Dispõe sobre o licenciamento ambiental de cemitérios. 2003. Disponível em: <http://www.aguaseaguas.ufjf.br/RESOLUCAO%20conama335%CEMITERIOS.pdf>. Acessado em: 30 dez. 2019.

BRASIL. Resolução CONAMA nº 402 de 17 de novembro de 2008. Dispõe sobre o licenciamento de cemitérios. Brasília, 2008.

LOPES, J. L. Cemitério e seus impactos ambientais. Estudo de caso: Cemitério Municipal do Distrito de Catuçaba/SP. Centro Universitário Senac. São Paulo, [2005]. Disponível em: <http://www1.sp.senac.br/hotsites/sigas/docs/20071016_CAS_Cemiterio_ImapctosAmbientais.pdf>. Acesso: 30 dez. 2019.

MACHADO, P. B. Noticias e saudades da Villa Nova da Rainha, aliás, Senhor do Bonfim./Salvador: EDUNEB, 2007, 217p.

MARTINS, T. M.; PELLIZARI, V. H.; PACHECO, A.; MYAKI, D.; ADAMS, C.; BOSSOLAN, N. R. S.; MENDES, J. M. B.; HASSUDA, S. Qualidade bacteriológica de águas subterrâneas em cemitérios. Revista Saúde Pública, São Paulo, v.25, p.47-52, 1991.

SILVA, R. W. C; MALAGUTTI FILHO, W. M. Cemitérios: Fonte de Contaminação. Ciência Hoje. São Paulo, v. 44, n. 263, p. 24-29, 2009.

VIEIRA, L. A. S. Entre a vida e a morte: interesses populares, representações cristãs da morte e medicina social em minas no século XIX. Monografia – Universidade Federal de Ouro Preto: UFOP, Monografia de Conclusão de curso, 2002.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos