Os Relacionamentos Interpessoais e a Influência no Alcance dos Objetivos Organizacionais / Interpersonal Relationships and the Influence on the Scope of Organizational Goals

Autores

  • Edilane Palácio Beserra UniVS/CENTRO UNIVERSITÁRIO VAE DO SALGADO
  • Maria Erilúcia Cruz Macedo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2401

Palavras-chave:

Relacionamento interpessoal, Recursos Humanos, Trabalho organizacional.

Resumo

Com a evolução dos tempos as pessoas cada vez mais têm acesso às informações, sabem e buscam seus direitos, desta forma, os clientes estão mais exigentes e as empresas precisam estar mais atentas e buscar superar as expectativas do mercado, atuando de maneira mais arrojada, preocupadas com o bem-estar dos seus colaboradores, pois os benefícios serão notórios se as relações interpessoais forem satisfatórias, gerando mais responsabilidade e compromisso com a empresa. Os colaboradores passam a maior parte do tempo de suas vidas no trabalho, por isso a preocupação em proporcionar um ambiente mais agradável, em que a potencialidade funcional possa ser desenvolvida. Percebemos que é de extrema necessidade detectar os fatores que alteram o clima organizacional para otimização dos resultados, tornando uma empresa mais segura, confiável e produtiva, ajustando o foco dos que compõem o quadro de funcionários, para os interesses convirjam e sejam produzidos e compartilhados em equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilane Palácio Beserra, UniVS/CENTRO UNIVERSITÁRIO VAE DO SALGADO

[1] Aluna no curso de pós-graduação de Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Contato: [email protected];.



Maria Erilúcia Cruz Macedo, Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS)


2 Professora especialista no curso de pós-graduação em Gestão de Marketing e Recursos Humanos pelo Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS). Contato: [email protected].

Referências

ALMEIDA, Martinho Isnard Ribeiro de; TEIXEIRA, Maria Luiza Mendes; MARTINELLI, Dante Pinheiro. Por que administrar estrategicamente recursos humanos? RAERevista de Administração de Empresas, vol. 33, n. 2, 1993.

ANTUNES, Enéia Viviane; STEFANO, Silvio Roberto; BERLATO, Heliani. A motivação para o trabalho e sua importância estratégica: análise da perspectiva individual em uma empresa. IV Encontro de gestão de pessoas e relações de trabalho. GPR, ANPAD 2013.

BERG, Ernesto Artur. Administração de conflitos: abordagens práticas para o dia a dia. 1. ed. Curitiba: Juruá, 2012.

BRONDANI, Jera Porto. Relacionamento interpessoal e o trabalho em equipe: uma análise sobre a influência na qualidade de vida no trabalho. Porto Alegre, 2010.

BURBRIDGE, R. Marc; BURBRIDGE, Anna. Gestão de conflitos: desafios do mundo corporativo. São Paulo: Saraiva, 2012.

CARDOZO, C. G.; SILVA, L. O. S.; A importância do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Interbio, Dourados, v.8 n. 2, 2014.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

____________, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro. 2.ed. Campus, 2004.

____________, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

COSTA, Francisco Araújo da. Comportamento organizacional. 6ª edição, AMGH editora Ltda. 2014.

CRUZ, Raimunda Maria da. A Importância da Relação Interpessoal no Ambiente de Trabalho. 2016. Disponível em: https://psicologado.com.br/atuacao/psicologiaorganizacional/a-importancia-da-relacao-interpessoal-no-ambiente-de-trabalho. Acesso em: 22/02/2020.

FEITOSA, Micaele Rodrigues; MÁXIMO, Agna Ligia Pinheiro. A influência do relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho: um estudo bibliográfico. Anais da VI Semana científica da FJN, 2014.

FLORES, Rafael Telch. A importância do Clima organizacional positivo dentro das organizações. Anais do Congresso Brasileiro de Administração - CONBRAD 2016.

FONSECA, Luciana; REIS, Rosa; MESQUIT, Kelly; ALCÂNTARA, Andreia Oliveira. Relacionamento interpessoal & trabalho em equipe: Impactos num ambiente organizacional. XII Congresso nacional de excelência em gestão, 2016.

KIMURA, E. S. Gestão de Pessoas: A importância da gestão de pessoas nas organizações em mudança, 2008.

LUZ, R. Gestão do Clima Organizacional. 3 Ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007.

MARTINS FILHO, Edison de Oliveira. Transformação tecnológica e estratégia competitiva: um estudo multicaso. Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresa, Volume 1, 2003.

MINICUCCI, Agostinho. Relações Humanas: Psicologia das Relações interpessoais. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2013.

PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial: conceitos e técnicas para administradores. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

SILVA, Suênia Duarte. Relações interpessoais na administração do shopping mangabeira: causas de conflitos e suas práticas de administração. João Pessoa, 2018.

SOARES, Adriana Benevides; MONTEIRO, Márcia Cristina; SOUZA, Marisangela Siqueira; MAIA, Fátima Almeida; MEDEIROS, Humberto Cláudio Passeri; BARROS, Roberta de Souza Mangueira. Situações Interpessoais Difíceis: Relações entre Habilidades Sociais e Coping na Adaptação Acadêmica. Psicologia Ciência e profissão. vol.39. Brasília, 2019.

SOARES, Simone. Recursos Humanos x Departamento Pessoal. Disponível em: https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/recursos-humanos-x-departamento-pessoal. Acessado em: 23/02/2020.

XAVIER, Clayton. A Importância da Gestão Estratégica de Pessoas nas Empresas. Tese de MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. 2011.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos