A Importância do Letramento para as Práticas Alfabetizadoras / The Importance of Literacy for the Learning Practices

Autores

  • Francislene Fernandes Bezerra Absolute Brasil Assessoria Educacional Ltda
  • Maria da Conceição Alves Universidade Regional do Cariri – URCA
  • Wisla Barbosa da Silva Sales Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2388

Resumo

O presente estudo visa explanar acerca da relevância do letramento como uma prática de alfabetizar o aluno. Conceituando o que consiste alfabetização e letramento, contrapondo os seus conceitos diversos, demonstrando a necessidade de implementar o letramento como método de alfabetizar, como um método inovador na forma de educar. Ressaltando ademais que ambos devem ser aplicados em conjunto, uma vez que não pode falar em alfabetizar sem utilizar o letramento como meio para tal fim. São práticas inseparáveis que devem ser aplicadas pelo educador. A metodologia utilizada no trabalho é uma abordagem qualitativa, através de análise de livros, textos, artigos sobre a temática, constituindo uma pesquisa bibliográfica. Diante do estudo em apreço, percebeu-se que o letramento têm sua indispensabilidade verídica na construção da alfabetização do aluno, que o letramento em conjunto com a alfabetização abre caminhos para a formação intelectual do ser humano, ofertando para estes a compreensão do que está adquirindo de conhecimento, sobre o que está lendo e escrevendo.

 

Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Educação.

 

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Biografia do Autor

Francislene Fernandes Bezerra, Absolute Brasil Assessoria Educacional Ltda

1 Graduação em Licenciado em Formação de Professor do Ensino Fundamental 1º e 2º ciclos, pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialização em Geografia e Meio Ambiente, pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceara- UFC Especialista em Gestão Escolar na Universidade Estadual Vale do Acaraú.   Mestranda em Ciências da Educação pela Absolute Brasil Assessoria Educacional Ltda. Contato: [email protected];


Maria da Conceição Alves, Universidade Regional do Cariri – URCA

2 Graduada em Pedagogia. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Federal do Ceará-UFC. Especialista em Língua Portuguesa e Arte Educação, através da Universidade Regional do Cariri – URCA. [email protected];

Wisla Barbosa da Silva Sales, Unichristus

3 Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri – URCA. Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio – Unileão. Especialista em Gestão Escolar pela UDESC/UECE. Especialista em Língua Portuguesa pela URCA e especialista em Terapia Cognitiva Comportamental  pela Unichristus. [email protected].



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Publicado

2020-02-28

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