A Importância do Letramento para as Práticas Alfabetizadoras / The Importance of Literacy for the Learning Practices
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2388Resumo
O presente estudo visa explanar acerca da relevância do letramento como uma prática de alfabetizar o aluno. Conceituando o que consiste alfabetização e letramento, contrapondo os seus conceitos diversos, demonstrando a necessidade de implementar o letramento como método de alfabetizar, como um método inovador na forma de educar. Ressaltando ademais que ambos devem ser aplicados em conjunto, uma vez que não pode falar em alfabetizar sem utilizar o letramento como meio para tal fim. São práticas inseparáveis que devem ser aplicadas pelo educador. A metodologia utilizada no trabalho é uma abordagem qualitativa, através de análise de livros, textos, artigos sobre a temática, constituindo uma pesquisa bibliográfica. Diante do estudo em apreço, percebeu-se que o letramento têm sua indispensabilidade verídica na construção da alfabetização do aluno, que o letramento em conjunto com a alfabetização abre caminhos para a formação intelectual do ser humano, ofertando para estes a compreensão do que está adquirindo de conhecimento, sobre o que está lendo e escrevendo.
Palavras-chave: Letramento. Alfabetização. Educação.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. N. & Voloshinov, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. São Paulo. Hucitec. 1988
CARVALHO, Marlene. Alfabetizar e letrar: um diálogo entre a teoria e a prática. 6º edição. Petrópolis, RJ: vozes. 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.
FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura da palavra leitura do mundo. Rio de Janeiro. Paz e terra. 1990.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 5º Edição. Editora Atlas. São Paulo.2010.
MARCONI, M.A. LAKATOS, E. M. Metodologia Científica. 4º edição. São Paulo. Atlas. 2004.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte. Autentica. 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte. Autentica. 2004 b.
SOARES, Magda. Letramento e Alfabetização: as muitas facetas. Trabalho apresentado na 26º reunião anual da ANPED. Minas Gerais. 2003 .
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.