As Cores da Escravidão entre a Imagem e o Texto: Uma Abordagem Sincrética da Obra Literária Infantojuvenil / The Colors of Slavery between Image and Text: A Syncretic Approach to Children's Literary Work

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2382

Palavras-chave:

Literatura, sincretismo, infantojuvenil

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma leitura analítico-interpretativa da obra As Cores da Escravidão, de Ieda de Oliveira, explorando a temática da representação da infância, bem como a relação entre texto e imagem na composição e dinamismo da obra. Além disso, evidencia-se a relação de sentidos que essa proposta de escrita assinala no cenário da Literatura destinada ao público infanto-juvenil. Os questionamentos que motivaram essa pesquisa foram: De que modo a infância se configura na referida obra? Qual a relação de sincretismo entre o verbal e o visual na produção de sentidos na unidade da obra? De que modo a imagem e a escrita convergem para ampliação da temática abordada pelo enredo e nos modos de construção dos personagens? Para responder a tais indagações, tomamos como base os estudos de Pietroforte (2006) Barros (2003, 1993), Fiorin (2005) entre outros. Com base nesta análise, inferimos que as cores, as linhas e as formas constituem elementos significativos na linguagem verbovisual desta obra, evidenciando um todo significativo para representar a infância roubada.

 

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Biografia do Autor

Maria Leuziedna Dantas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba.

Departarmento de letras

Risonelha de Sousa Lins, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Letras- Literatura

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Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos