O CRM como Estratégia no Marketing de Relacionamento / CRM as a Strategy in Relationship Marketing

Autores

  • Aline Ribeiro Martins Centro Universitário Vale do Salgado
  • Maria Erilúcia Cruz Macêdo UECE

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i50.2381

Palavras-chave:

CRM. Fidelização de clientes. Gestão de relacionamento.

Resumo

O marketing de relacionamento empresarial evoluiu ao longo dos anos de modo a melhor se adaptar às necessidades do mercado empresarial, bem como às necessidades dos clientes e consumidores. Fruto dessa evolução é o Costumer Relationship Manengment (CRM) que tem sido difundido entre as empresas para a captação de informações sobre seus clientes, visando utilizá-las para projetar um relacionamento a longo prazo. Nesse contexto, o presente estudo surge a partir do seguinte questionamento: de que forma o CRM pode contribuir para o relacionamento com os clientes de uma empresa por intermédio do marketing de relacionamento? Para responder a esta pergunta, elencou-se com objetivo geral discutir a utilização do CRM como estratégia de marketing de relacionamento no acompanhamento do ciclo de vida do cliente. Como objetivos específicos, buscou-se (i) analisar as contribuições do CRM para o marketing de relacionamento; (ii) apresentar ferramentas de CRM que podem auxiliar na fidelização de clientes; e (iii) compreender as implicações da fidelização do cliente para a manutenção do capital empresarial. Para tal, realizou-se um estudo bibliográfico-exploratório pautado na abordagem qualitativa da literatura especializada, constatando que o CRM, de fato, pode contribuir para a fidelização dos clientes e aumento do lucro das empresas por ser mais barato do que os investimento para a obtenção de novos clientes, porém, demanda por transformações em toda a instituição, pois, mais do que um programa de computador, o CRM é um conceito/filosofia que irá balizar as ações da empresa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ribeiro Martins, Centro Universitário Vale do Salgado

1  Pós Graduação em Marketing e RH. Universidade Vale do Salgado., Icó-CE. [email protected];

Maria Erilúcia Cruz Macêdo, UECE

 

2  Graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Paraíso do Ceará.  Especialização em Docência do Ensino Superior. Mestre em Gestão de Negócios Turísticos (UECE) . Consultora Autônoma de Empresas, com ênfase em Custos, Estratégia e Planejamento. Atua como Gestora de Projetos da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação da Cidade de Juazeiro do Norte-Ce. [email protected]

Referências

BARACHO, D. C. Customer Relationship Management (CRM): gestão de relacionamento com o cliente. 2011. Monografia (Especialização em Logística Estratégica e Sistemas de Transporte) – Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

BERNARDI, S. P. Gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM): proposição de metodologia para avaliação do CRM aplicado às pequenas empresas. 2006. Monografia (Especialização em MBA Gerência Empresarial) – Universidade de Taubaté, Taubaté, 2006.

CASAS, A. L. Marketing de Serviços. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

CASTRO, D. J. O. A importância do CRM - Customer Relationship Management – dentro do universo empresarial para o desenvolvimento de estratégias de marketing de relacionamento por parte das empresas. Revista Pensar Gestão e Administração, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 1-22, 2015.

CRIVELLARO, F. F. Gestão da informação em ferramentas de CRM para capacitação e retenção de clientes. 2018. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2018.

FALCÃO, R. F. O marketing no Brasil: sua história e evolução. 2014. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

FREIRE, C. P.; LIMA, M. V.; LEITE, B. C. Marketing de relacionamento e sua influência na conquista e manutenção de clientes. REA, Franca, v. 8, n. 15, p. 1-14, jul./dez. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

KOTLER, P. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

KOTLER, P. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar o mercado. São Paulo: Ediouro, 2009.

LANGE, K. O.; TRINDADE, L. O.; MARQUES, J. S. Sustentabilidade e marketing verde nas empresas. Revista Científica da AJES, Juína, v. 7, n. 14, p. 38-46, jan./jun. 2018.

MACHADO, H. P. V. Crescimento de pequenas empresas: revisão de literatura e perspectivas de estudos. Gest. Prod., São Carlos, v. 23, n. 2, p. 419-432, 2016.

MADRUGA, R. Gestão do Relacionamento e Customer Experience. São Paulo: Grupo Gen, 2018

MADRUGA, R. Guia de Implementação de Marketing de Relacionamento e CRM. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MARTINS, L. Marketing. São Paulo: Universo dos livros, 2006.

MINAYO, M. C. Análise qualitativa: teoria, etapas e fidedignidade. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012.

MORETTI, S. L. A.; OLIVEIRA, S. L. I.; SOUZA, C. G. A evolução do conceito de marketing e sua aplicação no turismo: simetrias evolutivas, assimetrias temporais. Revista de Turismo Contemporâneo, Natal, v. 6, n. 1, p. 129-150, jan./jun. 2018.

MOTA, F. W. S.; MATSUDA, K.; NUNES, S. Marketing de relacionamento como diferencial na fidelização de clientes: estudo de caso na empresa R7 indústria e revestimento em Goiânia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Gestão Comercial) – Centro Universitário de Goiás, Goiânia, 2019.

NASCIMENTO, B. G. M. F.; SAITO, E. S.; ALVES, L. A. S. O CRM contribuindo na gestão do relacionamento com o cliente: um estudo de caso na lojas Tanger Ltda. Lins – SP. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Administração) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins, 2016.

NASCIMENTO, M. D. L.; ALVES, M. B. Competências do Administrador: um estudo comparativo entre a percepção da academia e do mercado. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 12., Resende, 2015. Anais... Resende: AEDB, 2015.

PEPPERS, D.; ROGERS, M. CRM series, Marketing 1 to 1: aumentando o valor de seus cliente com CRM. São Paulo: Makron Books, 2008.

PRIETO, V. C.; CARVALHO, M. M. Gestão de relacionamento com o cliente em mercados business-to-business. Revista Produção On-Line, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 1-20, 2005.

REIS, A. C. B. C. et al. Marketing de relacionamento: agregando valor ao negócio com big data. Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 15, n. 4, p. 512-523, 2016.

SILVA, E. C. B.; LEON, M. C. S. A importância do planejamento para o sucesso empresarial. Revista Conexão Eletrônica, Três Lagos, v. 3, n. 5, p. 1-9, 2013.

SILVA, P.; AMARAL, C. R. M. A importância da Tecnologia da Informação na gestão de empresas públicas. Revista São Luis Orione, v. 1, n. 4, p. 95-116, jan./dez. 2010.

TAVARES, P. V. Marketing: fundamentos para a administração pública. 3. ed. Florianópolis: IFSC, 2014.

UNES, B. V. J.; CAMIOTO, F. C.; GUERREIRO, É. D. R. Fatores relevantes para a fidelização de clientes no setor bancário. Gest. Prod., São Carlos, v. 26, n. 2, p. 1-15, 2019.

VASSOLOWSKI, A. P. Ações de marketing de relacionamento de organizações do setor de alimentos da região sudoeste do Paraná. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2017.

VIOLA, J. C. A.; ENGEL, E. J. Estratégias de marketing de relacionamento em salões de beleza em Criciúma. In: CONGRESSO SUL CATARINENSE DE ADMINISTRAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR, 2., 2018, Criciúma. Anais [...]. Criciúma: UNESC, 2018. p. 1-13.

ZANETTE, M. S. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-166, jul./set, 2017.

ZENONE, L. C. CRM (Customer Relationship Management): Marketing de Relacionamento, Fidelização de Clientes e Pós-venda. São Paulo: Actual, 2019.

Downloads

Publicado

2020-05-30

Edição

Seção

Artigos