Neurociência: Uma Revisão Bibliográfica de como o Cérebro Aprende / Neuroscience: A Bibliographic Review on How the Brain Learns

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2370

Palavras-chave:

Neurociência. Aprender. Educação.

Resumo

Por um longo período de tempo a vida voltava-se a realização de tarefas que se centralizavam no preparo físico, a fim de prover o alimento, defender-se de inimigos e domesticar animais, assim as práticas pedagógicas aplicadas durante este período mostravam-se suficientes. É perceptível que a forma de raciocínio utilizada pelos nossos antepassados ressaltava as estratégias para sobrevivência humana e perpetuação da espécie. No entanto, com o passar dos séculos, o mundo foi tornando-se cada vez mais globalizado, complexo, veloz e também mais exigente. Diante deste contexto podemos afirmar que as praticas pedagógicas tradicionais não se mostram mais suficientes para a construção de competências e habilidades que atendam as necessidades de hoje, este fato abriu caminho para o que chamamos de neurociência. Segundo Relvas (2009) a neurociência estuda o sistema nervoso central através de bases científicas, dialogando também com a educação. O estudo desse sistema revela a significância que o cérebro tem no processo de aprendizagem. A partir de levantamentos bibliográficos, consultas a periódicos, livros, revistas científicas e de websites especializados, objetiva-se apresentar argumentos que solidifiquem as palavras de Leslie Hart, o mesmo afirma que “ensinar sem levar em conta o funcionamento do cérebro seria como tentar desenhar uma luva sem considerar a existência da mão”.

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Biografia do Autor

Laís Silva Firmino, Universidade Maurício de Nassau

Pós graduanda em Prescrição Farmacêutica pela CES/ Dom Alberto; Graduada em Farmácia pela Universidade Maurício de Nassau; Professora da ECIT Professor Lordão e Coordenadora da Área Técnica.

Natália Santos Braz, ECIT Professor Lordão

Discente do Curso Técnico em Análises Clínicas da ECIT Professor Lordão.

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Publicado

2020-12-28

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