O Método de Ponderação de Fatores como Critério de Localização Industrial / The Factor Weighting Method as an Industrial Location Criterion

Axel dos prazeres Lourenço, Jackson Oliveira Santos, Josiano Cesar de Sousa, Luciana da Luz Rodrigues

Resumo


O presente artigo tem como objetivo avaliar critérios de escolhas voltadas à localização de indústrias, em especial utilizando o método de ponderação de fatores. Para sua elaboração foi utilizado uma abordagem exploratória e qualitativa, tendo como critério aprofundar o conhecimento da teoria de localização e avaliar características do método de ponderação de fatores. Como resultado, foi possível observar que ponderar os vários fatores que são essenciais na escolha da localização contribui para a redução de riscos e incertezas no momento da instalação de uma indústria.  O artigo contribuiu ainda para ressaltar que o método de ponderação de fatores utiliza todos os fatores relevantes no estudo da localização, contribuindo para um resultado mais objetivo, podendo ser considerado o mais adequado e o mais abrangente na geografia locacional.


Palavras-chave


Teoria da localização; método de ponderação de fatores; Localização Industrial

Texto completo:

PDF

Referências


BORELA, M. R. C.; SILVA, G.C. Estudo logístico para instalação de novo CD: Aborda em didática em um caso real, v.19. Revista Produção Online, 2019.

CABRERA, T. C. P., Et al. Decisões de um projeto de localização de uma empresa voltada à produção de uma linha de geléias de café. IV Encontro De Engenharia Da Produção Industrial, 2010.

CORRÊIA, H. L.; CORRÊIA, C. A. Administração da produção e da operação, 1 ed. Editora Atlas S.A., 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social, 2° ed. Editora atlas São Paulo, 1989.

HEIZER, J.; RENDER, B. Administração de operações - Bens e serviços, 5° ed. LTC Editora 2001.

JÚNIOR, A. D. Fatores influentes no processo de escolha da localização agroindustrial no paraná: estudo de caso de uma agroindústria de aves. Universidade Federal de Santa Catarina, 2002.

MARTINS, G. W. Uma contribuição aos estudos de localização industrial: determinando o potencial de transporte aéreo de uma região com base no modelo de análise hierárquica coppe-cosenza. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2010.

MOREIRA, D. A. Administração da produção e operações, 2° ed. Editora CENGAGE Learnig., 2003.

OLIVEIRA, F. B. et al. Uso do centro de gravidade para localizar a base operacional da tgp do brasil. XII Seget - Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, 2015.

PFEIFFER, S. C. Subsidio para a ponderação de fatores ambientais na localização de aterros de resíduos sólidos, utilizando o sistema de informações geográficas. Universidade de São Paulo, 2001.

PINTO, M. A. et al. Análise logística para definição da localização de um centro de distribuição de bebidas em fortaleza/CE. XXIII Seminário de Engenharia de Produção, 2016.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas do trabalho de pesquisa e do trabalho acadêmico, 2° ed. Universidade Freevale, 2013.

ROSA, I. et al. Avaliação de localização do centro de distribuição da empresa aes sul distribuidora de energia em relação aos depósitos regionais. Rea UFSM - Revista de Administração da UFSM, 2016.

SANTOS, G. M. Estudos dos fatores envolvidos no processo de localização de usinas e destilarias: um estudo de caso do setor sucroalcooleiro brasileiro. Universidade de São Paulo, 2014.

SATO, L. R. F. Problemas e métodos decisórios de localização de empresas. Revista eletrônica, 2002.

SFREDO, J. M. et al. Análise de fatores relevantes quanto à localização de empresas: comparativo entre uma indústria é uma prestadora de serviços com base nos pressupostos teóricos. XXVI Energep - FortalezaCe, 2006.

SOUSA, A. O.; SILVA, A. A. M. Estratégia e internacionalização de empresas - Modelo para determinação de localização ótimas, uma aplicada dos modelos de ardalan e unidade de emergência em empresas do Nordeste. 6° Fórum Internacional ECOINOVAR, 2017.

SOUSA, L. A.; MUNIZ, A. L. P. Os fatores determinantes de localização das indústrias Goianas, n 23. Revista CEPPG, 2010.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2361

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: