Ser Professor: Entre Desafios e Possibilidades de Atuação / Being a Teacher: Between Challenges and Possibilities of Performance
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem história? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de história. Tempo, Niterói, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2006.
CAINELLI, Marlene. BARCA, Isabel. A aprendizagem de História a partir da construção de narrativas sobre o passado. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 44, 2018.
CERRI, Luis Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. História e histórias, Brasília, vol. 01, nº 02, 2013.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PINSKY, Jaime. PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2016.
RAYMOND, Danielle. TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do no magistério. Revista Educação e sociedade, ano XXI, nº73, dez. 2000, pág. 209 a 244.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da Educação. Campinas, SP: Autores associados, 2006.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2017.
DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2346
Apontamentos
- Não há apontamentos.
A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: