Ser Professor: Entre Desafios e Possibilidades de Atuação / Being a Teacher: Between Challenges and Possibilities of Performance

Autores

  • Fábia Janaína Marciel da Silva UFRJ-URCA
  • Aldenir de Araujo Saraiva Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2346

Palavras-chave:

Professor, Dificuldades pedagógicas, Valorização profissional, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo traz uma pequena análise das dificuldades verificadas no cotidiano do trabalho do professor, desde os contextos pessoais, como aqueles que podem ser analisadas nas práticas do processo educacional, mais especificamente no ambiente de planejamento, de formação e de sua prática pedagógica, analisando alguns aspectos voltados à sua atuação, bem como a relação que existe entre o trabalho do professor com seu perfil pessoal, que engloba aspectos individuais, sociais, ligados à sua profissão, descrevendo como o empenho pessoal e a luta pela valorização da sua profissão influencia seu reconhecimento profissional. Da mesma forma que destaca a relação entre sujeito de aprendizagem com o ensino de forma a melhorar o andamento deste processo que não é unilateral, e sim, dinâmico e coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábia Janaína Marciel da Silva, UFRJ-URCA

Mestranda em Ensino de História UFRJ-URCA. Email: [email protected];

Aldenir de Araujo Saraiva, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Portugal.

2 Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Lusófona de Portugal. Email: [email protected].




Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2009.

CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os alunos (não) aprendem história? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação de professores de história. Tempo, Niterói, v. 11, n. 21, p. 17-32, 2006.

CAINELLI, Marlene. BARCA, Isabel. A aprendizagem de História a partir da construção de narrativas sobre o passado. Educação e Pesquisa. São Paulo, vol. 44, 2018.

CERRI, Luis Fernando. A formação de professores de História no Brasil: antecedentes e panorama atual. História e histórias, Brasília, vol. 01, nº 02, 2013.

GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PINSKY, Jaime. PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma história prazerosa e conseqüente. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2016.

RAYMOND, Danielle. TARDIF, Maurice. Saberes, tempo e aprendizagem do no magistério. Revista Educação e sociedade, ano XXI, nº73, dez. 2000, pág. 209 a 244.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia: teorias da Educação. Campinas, SP: Autores associados, 2006.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo, Contexto, 2017.

Downloads

Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Comment