Análise Histórica do surgimento da Psicopedagogia no Brasil

Autores

  • Ana Araújo Costa
  • Telma Maranhão Gomes Pinto
  • Márcia Siqueira de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v7i20.234

Palavras-chave:

Psicopedagogia, História, Europa, Argentina, Brasil

Resumo

O presente artigo tem por objetivo principal relatar, em uma perspectiva histórica, a origem e a evolu­ção da Psicopedagogia no mundo. Iniciamos nosso trabalho relatando sobre o surgimento da Psicopedagogia em território europeu, ainda no século XIX, destacando algumas contribuições teóricas da França e o percurso efetivado na Argentina, país de participação efetiva no avanço da Psicopedagogia brasileira. Em seguida, apresentamos a introdução e o desenvolvimento da prática psicopedagógica no Brasil, que foi disseminada por seus vários Estados. Concluimos, este artigo com uma breve apresentação de como se dá a formação profissional do psicopedagogo nos dias atuais, no Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERTRAN, Andréa. 50 años de historia, de caminos recorridos, construídos, reconstruídos por la Psicopedagogia - Aprendizaje Hoy: Revista de Actualidad Psicopedagogica, Buenos Aires, 2006. Ano 26, n.64, p.11-13, jul.

BOSSA, Nádia Aparecida. A Psicopedagogia no Brasil: construção a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

_____________________. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

DEBESSE, Maurice. As fases da Educação. São Paulo: Nacional / USP, 1948.

FABRÍCIO, Nívea Maria de Carvalho. Triênio 99/2001: Uma gestão focada no consenso nacional da luta pelo reconhecimento, titulação e formação do psicopedagogo –– fortalecimento das diretrizes da Psicopedagogia, 2001.

FAGALI, Eloísa Quadros. Os Sentidos da História e a “Busca das Raízes” no Processo do Aprender – Formação Psicopedagógica no “Sedes Sapientiae”, s/d.

FERNÁNDEZ, Alicia. A inteligência aprisionada. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FONTES, Marisa Aguetoni. Psicopedagogia e Sociedade. História, concepções e contribuições. São Paulo: Vetor, 2006.

MALUF, Maria Irene; BOMBONATO, Quezia. História da Psicopedagogia e da ABPp no Brasil. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2007.

MERY, Janine. Pedagogia Curativa escolar e Psicanálise. Porto Alegre: Artmed, 1985.

RENAULT, Gabriela. La Universidad Del Salvador, cumple sus primeros 50 anõs. La carrera de Psicopedagogia, se encuentra cumpliéndolos también. Aprendizaje Hoy: Revista de Actualidad Psicopedagogica, Buenos Aires, julho de 2006. Ano 26, n.64, p.7-10.

RUBINSTEIN, E. Rumos da Psicopedagogia brasileira. In:II Fórum Psicopedagógico. Debate Nacional – As dificuldades no aprender e o aprender das dificuldades. Rumos da Psicopedagogia no Brasil, São Paulo, 2004.

SAMPAIO, Simaia. Breve histórico da psicopedagogia. Revista Eletrônica: Psicopedagogia Brasil. 2004. Disponível em <http://www.psicopedagogiabrasil.com.br/breve_historico.htm>.

SILVA, Maria Cecília Almeida. Psicopedagogia: em busca de uma fundamentação teórica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1998.

SCOZ, Beatriz; BARONE, Leda M.C. (s/d) - A Associação Brasileira de Psicopedagogia e a constituição da Psicopedagogia no Brasil.

ZENICOLA, Ana Maria; CASTRO, Siano Freire de. (s/d) - A História da Psicopedagogia no Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2013-07-30

Edição

Seção

Educação