Abrir uma Filial ou Nova Empresa? Um Estudo de Caso em uma Revendedora de Pneus / Open a Branch or a New Company? A case Study at a Tire Dealer

Nara Azevedo de Souza, Renato Henrique Gurgel Mota, Moisés Ozório de Souza Neto, José Mauro Madeiros Velôso Soares, Rafael Victor Almeida Lima, Camila Karen Alves Pedrosa

Resumo


O objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar de que maneira a empresa Beta pode se expandir tornando-se tributariamente menos onerosa, se por meio de abertura de uma nova empresa ou por uma nova filial. Os valores tomados como base são referentes ao ano de 2018 e foram obtidos a partir da análise de documentos da matriz e da filial da empresa Beta. Com base no levantamento apresentado, demonstra-se que a empresa pode não ter tomado decisões totalmente ideais para tomar tributação adequada para expandir seus negócios, sendo demonstrado de forma objetiva que uma nova empresa, ao invés de uma filial, teria sido mais vantajosa. Evidenciou-se através deste estudo de caso que, em virtude da singularidade das empresas e subjetividade do processo de tomada de decisão, que o planejamento tributário se faz necessário e relevante para maior racionalidade das decisões organizacionais.


Palavras-chave


Planejamento tributário, Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido

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DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2339

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