Abrir uma Filial ou Nova Empresa? Um Estudo de Caso em uma Revendedora de Pneus / Open a Branch or a New Company? A case Study at a Tire Dealer

Autores

  • Nara Azevedo de Souza Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Renato Henrique Gurgel Mota Universidade Federal Do Rio Grande do Norte
  • Moisés Ozório de Souza Neto Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • José Mauro Madeiros Velôso Soares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rafael Victor Almeida Lima Universidade Federal Rural do Semi-árido
  • Camila Karen Alves Pedrosa Universidade Federal Rural do Semi-árido

DOI:

https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2339

Palavras-chave:

Planejamento tributário, Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido

Resumo

O objetivo da presente pesquisa consistiu em analisar de que maneira a empresa Beta pode se expandir tornando-se tributariamente menos onerosa, se por meio de abertura de uma nova empresa ou por uma nova filial. Os valores tomados como base são referentes ao ano de 2018 e foram obtidos a partir da análise de documentos da matriz e da filial da empresa Beta. Com base no levantamento apresentado, demonstra-se que a empresa pode não ter tomado decisões totalmente ideais para tomar tributação adequada para expandir seus negócios, sendo demonstrado de forma objetiva que uma nova empresa, ao invés de uma filial, teria sido mais vantajosa. Evidenciou-se através deste estudo de caso que, em virtude da singularidade das empresas e subjetividade do processo de tomada de decisão, que o planejamento tributário se faz necessário e relevante para maior racionalidade das decisões organizacionais.

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Biografia do Autor

Renato Henrique Gurgel Mota, Universidade Federal Do Rio Grande do Norte

José Mauro Madeiros Velôso Soares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2020-02-28

Edição

Seção

Artigos