Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit
DOI:
https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2322Palavras-chave:
Escola, Família, AprendizagemResumo
O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário.
Downloads
Referências
ARDORE, Marilena. Eu tenho um irmão deficiente... Vamos conversar sobre isto?. São Paulo, Edições Paulinas, 1988.
BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais. Trad. Raquel Mendes. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.
Declaração de salamanca. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/salamanca.pdf
DUQUE, M. A. T.; GLAT. R. Convivendo com filhos especiais: o olhar paterno. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 2003.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Vol.. 11 Num. 33 set. /dez. 2006.
PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.
REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p.6.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: deficiência mental ou intelectual? doença ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores detêm os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.