Família e Escola no enfrentamento do Deficit Cognitivo / Family and School in facing the Cognitive Deficit

Fátima Dyanne de Souza Oliveira, Maria do Socorro Cecílio Sobral

Resumo


O presente artigo traz o desenvolvimento de um pensamento que relata os benefícios e a qualidade da parceria família e escola na aprendizagem e desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual no ensino regular. Seu objetivo é analisar a efetividade da parceria entre a família e a escola nos bons resultados da aprendizagem e do desenvolvimento educacional de alunos com deficiência intelectual. Ele traz essa resposta através de pesquisas onde afirmam que tal parceria geram resultados. A metodologia usada foi a pesquisa bibliográfica, onde foi realizada uma discussão através dos textos obtidos em livros, artigos, sites e documentos que trouxeram um norteamento para a realização do mesmo. É possível afirmar que trazer a criança deficiente para o ensino traz na sua vida mudanças das quais ele jamais esquecerá. Tais mudanças só poderão acontecer no ambiente escolar com cautela e aplicação no ensino. Alunos com deficiências tem sim a capacidade de aprender, mas isso só é possível através de muita dedicação de ambas as partes (família e escola). A mudança está dentro de cada um e ela é necessária no âmbito educacional. Aprender é algo que todos precisam, inclusive e principalmente alunos com deficiência intelectual. Inserir-se na escola é algo desafiador, mas necessário.

 


Palavras-chave


Escola; Família; Aprendizagem

Texto completo:

PDF

Referências


ARDORE, Marilena. Eu tenho um irmão deficiente... Vamos conversar sobre isto?. São Paulo, Edições Paulinas, 1988.

BUSCAGLIA, L. Os deficientes e seus pais. Trad. Raquel Mendes. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 1993.

Declaração de salamanca. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/ pdf/salamanca.pdf

DUQUE, M. A. T.; GLAT. R. Convivendo com filhos especiais: o olhar paterno. Rio de Janeiro: Editora Sette Letras, 2003.

MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação. Vol.. 11 Num. 33 set. /dez. 2006.

PIAGET, Jean. Para onde vai à educação? Rio de Janeiro: José Olímpio, 2007.

REIS, Risolene Pereira. In. Mundo Jovem, nº. 373. Fev. 2007, p.6.

SASSAKI, Romeu Kazumi. Atualizações semânticas na inclusão de pessoas: deficiência mental ou intelectual? doença ou transtorno mental? Revista Nacional de Reabilitação, São Paulo, 2005.




DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i49.2322

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


A Id on Line (ISSN: 1981-1179) é indexada nas seguintes bases de dados: